Iniciativa usa TI para facilitar acesso à saúde e educação em comunidade ribeirinha

Dell Technologies Solar Community Hub é parceria com Intel e FAS. Hub quer abrir espaço para desenvolvimento da população da Amazônia

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2:30 pm - 21 de março de 2022
Dell Technologies Solar Community Hub Dell Technologies Solar Community Hub

Com foco em apoiar a população de uma região em desenvolvimento na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Amapá, próximo ao município de Manicoré, a Dell Technologies, a Intel e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) fizeram uma parceria e criaram o Dell Technologies Solar Community Hub.

A unidade fica localizada na comunidade Boa Esperança (AM), que fica a 345 km de Manaus, e disponibiliza atendimento de saúde por meio de telemedicina, monitoramento ambiental, acesso a habilidades de alfabetização digital e cursos para jovens e adultos.

Em coletiva de imprensa, Diego Puerta, líder da Dell Technologies no Brasil, explicou que os principais objetivos do projeto são: dar acesso à alfabetização digital, muito importante para a inclusão e para expandir a capacidade de quem reside na região; possibilitar capacitação de negócios para potencializar as oportunidades de trabalho e negócios na região; saúde (as pessoas terão acesso a especialistas de todo o país); e preservação ambiental.

A unidade é movida totalmente por meio de energia solar, fornecendo acesso à internet, tecnologia e serviços. A expectativa é beneficiar aproximadamente 1.500 pessoas residentes na comunidade Boa Esperança (AM), além de outras comunidades ribeirinhas e das etnias indígenas Mura, Tenharim e Apurinã.

Entre os serviços do Solar Community Hub estão:

  • Acesso às habilidades de alfabetização digital às comunidades ribeirinhas locais e aos povos indígenas, alinhado às suas necessidades culturais e de aprendizagem locais;
  • Treinamento de gestão de negócios alinhados às fontes locais de renda, como a produção e venda de castanha-do-pará, açaí e óleo de copaíba;
  • Atenção à saúde por meio da conexão de telessaúde, formação de agentes comunitários de saúde, bem como monitoramento dos casos covid-19. Além disso, a FAS instalou um sistema de coleta de água da chuva para fornecer acesso à água potável para a comunidade.

Virgílio Viana, superintendente geral da FAS, frisou o fato de que quem está longe da Amazônia não consegue ter a noção de sua urgência e que, hoje, a região anda para um colapso ambiental extremamente relevante. Para ele, ter empresas trabalhando junto ao poder público e com a comunidade é o caminho para mudar essa realidade.

“Ninguém entende a Amazônia melhor do que a própria comunidade. Ao capacitar os líderes comunitários locais com as habilidades e tecnologia certas, podemos começar a abordar o desmatamento de maneira mais significativa”, complementa Diego.

Para a Intel, o projeto também vai de acordo com as metas 2030 da companhia, que dentre os desafios está a engajar indústrias, governos e comunidades para revolucionar saúde e segurança com tecnologia; tornar a tecnologia totalmente inclusiva e expandir a prontidão digital.

Por isso, a empresa está destinando mais de R$ 420 mil reais pelo Programa IRTI (Iniciativa Tecnológica RISE da Intel), que destina US$20 milhões de dólares globalmente para ações de saúde, educação e recuperação econômica no mundo. Segundo Américo Tomé, diretor de canais, distribuição e alianças da Intel Brasil, os temas de saúde e educação se tornaram ainda mais relevantes no momento da pandemia e a conexão para os dois pilares é crucial.

Sobre as dificuldades de implementação do hub, os entrevistados disseram que a logística na Amazônia tem suas particularidades. Somente para chegar na comunidade foram cinco dias de balsa. Foram 30 dias trabalhando com a comunidade para três grandes objetivos: energia limpa; acesso à água potável e saneamento; e infraestrutura.

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