Nvidia recria Pac-Man com inteligência artificial que aprendeu jogo apenas ‘observando’

Sem utilizar código ou outras informações, IA foi capaz de reproduzir a lógica do game e torná-lo jogável

Author Photo
5:43 pm - 22 de maio de 2020

Pesquisadores da Nvidia ensinaram um sistema de Inteligência Artificial a recriar o jogo Pac-Man. Indo além, essa IA aprendeu a tarefa simplesmente “assistindo” ao jogo.

Sem codificação, sem imagens pré-renderizadas, o modelo de IA foi alimentado com dados visuais do jogo em ação e ações do controlador. E a partir dessas poucas informações conseguiu criar algo que é jogável por humanos.

O programa que recriou o Pac-Man é chamado GameGAN. “O GameGAN é o primeiro modelo de rede neural que imita um mecanismo de jogos de computador, aproveitando redes adversárias generativas, ou GANs. Composto por duas redes neurais concorrentes, um gerador e um discriminador, os modelos baseados em GAN aprendem a criar novos conteúdos suficientemente convincentes para serem aprovados pelo original”, explica uma nota no blog da Nvidia.

“Queríamos ver se a IA poderia aprender as regras de um ambiente apenas olhando para o roteiro de um agente que se movia no jogo. E fez”, diz Seung-Wook Kim, pesquisador da Nvidia e principal autor do projeto.

Entretanto, a versão feita com a inteligência artificial parece contar conta com pequenas falhas: os fantasmas não respondem como no jogo original, as imagens são borradas. Mas o básico está lá.

O projeto é parte de uma parceria com a Bandai Namco para a celebração do 40º aniversário do clássico arcade. E uma versão jogável da versão criada pela IA deve ser disponibilizada em breve.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.