Nvidia e Google Cloud colaboram em laboratório de IA para acelerar 5G

Laboratório de inovação conjunto irá oferecer suporte a fornecedores na concepção, teste, otimização, validação de aplicações de 5G e Inteligência Art

Author Photo
9:06 pm - 28 de junho de 2021

Nvidia Enterprise e o Google Cloud anunciaram nesta segunda-feira (28) uma colaboração para o desenvolvimento do primeiro laboratório de inovação de Inteligência Artificial (IA) do setor focado em 5G. A estrutura oferecerá às empresas de infraestrutura de rede e aos parceiros de software de IA a capacidade de testar e adotar soluções e aplicações avançadas de 5G e IA, como cidades e fábricas inteligentes.

O laboratório disponibilizará às empresas acesso aos serviços da Google Anthos e às plataformas de hardware e software de computação aceleradas pela Nvidia. Juntas, as ferramentas permitem usar dados e IA para impulsionar o desempenho dos negócios e aumentar a eficiência operacional, além de otimizar a segurança e a confiabilidade. A previsão é de que o laboratório seja inaugurado no segundo semestre do ano.

“O setor mundial de telecomunicações está passando por uma grande transformação, pois a velocidade e a baixa latência do 5G oferecem oportunidades inéditas de disponibilizar IA no 5G para a digitalização na borda empresarial. Essa colaboração com o Google Cloud para criar o primeiro Laboratório de Inovação Aberta de IA no 5G do setor ajudará as operadoras de rede e as empresas de infraestrutura a gerar mais lucro com base em IA e machine learning”, afirma Ronnie Vasishta, vice-presidente sênior de telecomunicações da Nvidia.

Leia mais: 9 empresas brasileiras que estão contratando profissionais de TI

Segundo Marcio Aguiar, diretor da Nvidia Enterprise na América Latina, pesquisadores e desenvolvedores no Brasil também poderão tirar proveito da estrutura para elaboração de projetos próprios. “Para se trabalhar com IA é necessário uma série de requisitos tecnológicos que nem sempre têm custo baixo. Levar a IA no 5G para a nuvem é uma forma de democratizar o acesso e ajudar startups no processo de criação”, pontou.

Histórico

Em abril, a Nvidia  anunciou que colaboraria com o Google Cloud, a Fujitsu, a Mavenir, a Radisys e a Wind River para desenvolver soluções para a plataforma de IA em seu 5G. O Google Cloud ampliará a plataforma de aplicações Anthos para a borda da rede, permitindo que empresas e fornecedores de serviços de telecomunicações ofereçam novos serviços e aplicações na borda com 5G com rapidez.

“O Google Cloud, com nossa plataforma de aplicação Anthos, está permitindo que provedores de serviços e empresas em muitos mercados verticais se conectem perfeitamente por 5G na extremidade da rede”, afirmou Shailesh Shukla, vice-presidente e gerente geral de rede do Google Cloud. “Estamos entusiasmados em estender nossa colaboração com a Nvidia para oferecer um laboratório de inovação conjunto, que fornece a infraestrutura necessária para empresas, provedores de serviços de comunicação e parceiros, desenvolverem, testarem e implantarem suas aplicações de IA na borda.”

A Anthos oferece uma plataforma consistente para a implementação de aplicações com uma visão do ambiente voltada para o serviço. Com a plataforma, os clientes podem criar e implantar aplicações empresariais em contêineres mais rapidamente com o Kubernetes gerenciado na nuvem, on premises e na borda da rede. É compatível com servidores acelerados por GPU da Nvidia, o que possibilita a instalação e uma experiência operacional consistentes nas implantações, reduzindo sobrecargas custosas e aumentando a produtividade dos desenvolvedores.

A plataforma também protege aplicações e cadeias de suprimentos de software, além de oferecer uma abordagem focada nos resultados para a gestão de políticas das aplicações nos ambientes, um recurso fundamental para operadoras de rede e empresas que disponibilizam IA no 5G.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.