Notícias

Nvidia divulga resultado de benchmarking da nova arquitetura Blackwell

Em comunicado enviado à imprensa nessa quarta-feira (13), a Nvidia divulgou alguns benchmarks da Blackwell, plataforma anunciada em março desse ano e cujo maior objetivo é rodar algoritmos de IA com mais velocidade e eficiência em data centers e grandes infraestruturas. A promessa da empresa é que a tecnologia acelere o desempenho de aplicações de IA generativa, inclusive no treinamento de grandes modelos de linguagem.

Os benchmarks divulgados usam a MLPerf Training 4.1, específica para medir a rapidez com que sistemas podem treinar modelos. Segundo a Nvidia, a Blackwell apresentou resultados “impressionantes” em cargas de trabalho em todos os testes – até 2,2x mais desempenho por GPU em benchmarks para grandes modelos, incluindo Llama 2 70B (da Meta) e GPT-3 175B (OpenAI).

Leia também: Visa usa ciências de dados para aprimorar programa de benefícios

É o primeiro envio de treinamento da plataforma Blackwell para o MLCommons Consortium, criadora da MLPerf. O consórcio cria testes padronizados e revisados por pares para indústrias do setor.

“Esse resultado reafirma o compromisso que a NVIDIA tem em oferecer uma plataforma de computação acelerada e com alto desempenho, que atende diversas demandas com precisão. Nosso trabalho permite que clientes e parceiros aproveitem ao máximo toda tecnologia disponível em nossa plataforma”, diz em comunicado Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia para a América Latina.

Mais resultados

Segundo a Nvidia, a arquitetura da Blackwell inclui novos kernels que fazem uso mais eficiente dos Tensor Cores, como a empresa chama os núcleos de processamento específicos para IA. Kernels são operações matemáticas criadas para fins específicos, como multiplicações de matrizes, que estão no centro de muitos algoritmos de deep learning.

A maior taxa de transferência de computação por GPU da Blackwell e a memória de alta largura de banda prometem usar menos GPUs por carga. Aproveitando a memória HBM3e, 64 GPUs Blackwell foram executadas no benchmark GPT-3 LLM sem comprometer o desempenho por GPU, segundo os testes. O mesmo benchmark usando o Hopper (arquitetura anterior da empresa) precisou de 256 GPUs para o mesmo desempenho.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Propagandistas chineses usaram ChatGPT para gerar conteúdo contra tarifas de Trump e expansão de data centers nos EUA

A OpenAI divulgou na última quarta-feira um relatório revelando que propagandistas ligados à China utilizaram…

8 horas ago

Anthropic pede ao Congresso americano que preserve leis estaduais de IA na ausência de regulação federal robusta

A Anthropic enviou ao Congresso dos Estados Unidos, na última quarta-feira, uma série de recomendações…

8 horas ago

Leo conclui migração para SAP S/4HANA e acelera estratégia de digitalização

A Leo, maior revendedora de insumos para marcenaria do Brasil, finalizou a migração de seu…

9 horas ago

NTT Data cria AI Office no Brasil para acelerar a transformação empresarial com IA

A NTT Data criou um AI Office no Brasil, uma iniciativa estratégica para inovar no…

10 horas ago

IA reduz em 90% o tempo de transcrição de acervo histórico da Santa Casa de Porto Alegre

O Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Porto Alegre encontrou na inteligência artificial uma forma…

10 horas ago

LinkedIn chega a 100 milhões de usuários no Brasil e mira a era dos agentes de IA

O LinkedIn anunciou hoje (10), em evento para imprensa em São Paulo, a marca de…

11 horas ago