Visa usa ciências de dados para aprimorar programa de benefícios Vai de Visa
Base de cadastrados cresceu 30 vezes em quatro anos e é considerado peça-chave para o relacionamento da Visa com portadores
A Visa ampliou o número de cadastrados no programa de benefícios Vai de Visa em quase 30 vezes nos últimos quatro anos como parte de uma estratégia que inclui dados e analytics. A estratégia gera serviços de valor agregado ao conectar as áreas de marketing com a consultoria da companhia, chamada de Visa Consulting & Analytics (VCA).
O Vai de Visa oferece benefícios e vantagens aos donos de cartão da marca no Brasil, incluindo campanhas promocionais, descontos e experiências em diversas categorias. Graças aos insights obtidos pela equipe de especialistas em data science e marketing da Visa, a companhia consegue criar estratégias para decidir que públicos receberão que mensagens e como será a personalização das campanhas.
A empresa usa para isso a Visa Marketing Platform (VMP), plataforma proprietária para campanhas de marketing personalizadas para emissores e credenciadores. A VMP permite a criação de campanhas segmentadas e ajustadas ao comportamento transacional de cada portador, identificado a partir dos dados fornecidos pela base do Vai de Visa.
Leia também: ESG em xeque? Para especialistas, sinais ambíguos de Big Techs não são tendência geral
“A importância do Vai de Visa vai além do relacionamento com o consumidor final. (…) O programa tem nos ajudado a segmentar melhor as nossas campanhas e as de nossos clientes, o que, consequentemente, aumenta a nossa assertividade em relação às expectativas e necessidades dos portadores das nossas credenciais”, alega Carla Mita, vice-presidente de marketing da Visa do Brasil.
Outra solução que combina marketing e ciências de dados é a Jornada do Viajante, que dá aos portadores de cartões Visa possibilidade de comprar passagens a partir de comunicações direcionadas. Ela acompanha o cliente em diferentes momentos da viagem, lembrando-o dos benefícios do cartão como Seguro Viagem, Visa Concierge, lounges em aeroportos e outros.
“Estamos trabalhando para ampliar a base de beneficiados pelo Vai de Visa, por meio de parcerias cada vez mais atrativas para os portadores. Em 2012, tínhamos 20 empresas parceiras no programa, e hoje esse número mais do que quadruplicou, chegando a 88”, diz a executiva.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!