Visa usa ciências de dados para aprimorar programa de benefícios Vai de Visa

Base de cadastrados cresceu 30 vezes em quatro anos e é considerado peça-chave para o relacionamento da Visa com portadores

Author Photo
9:30 am - 13 de novembro de 2024
Imagem: Shutterstock

A Visa ampliou o número de cadastrados no programa de benefícios Vai de Visa em quase 30 vezes nos últimos quatro anos como parte de uma estratégia que inclui dados e analytics. A estratégia gera serviços de valor agregado ao conectar as áreas de marketing com a consultoria da companhia, chamada de Visa Consulting & Analytics (VCA).

O Vai de Visa oferece benefícios e vantagens aos donos de cartão da marca no Brasil, incluindo campanhas promocionais, descontos e experiências em diversas categorias. Graças aos insights obtidos pela equipe de especialistas em data science e marketing da Visa, a companhia consegue criar estratégias para decidir que públicos receberão que mensagens e como será a personalização das campanhas.

A empresa usa para isso a Visa Marketing Platform (VMP), plataforma proprietária para campanhas de marketing personalizadas para emissores e credenciadores. A VMP permite a criação de campanhas segmentadas e ajustadas ao comportamento transacional de cada portador, identificado a partir dos dados fornecidos pela base do Vai de Visa.

Leia também: ESG em xeque? Para especialistas, sinais ambíguos de Big Techs não são tendência geral 

“A importância do Vai de Visa vai além do relacionamento com o consumidor final. (…) O programa tem nos ajudado a segmentar melhor as nossas campanhas e as de nossos clientes, o que, consequentemente, aumenta a nossa assertividade em relação às expectativas e necessidades dos portadores das nossas credenciais”, alega Carla Mita, vice-presidente de marketing da Visa do Brasil.

Outra solução que combina marketing e ciências de dados é a Jornada do Viajante, que dá aos portadores de cartões Visa possibilidade de comprar passagens a partir de comunicações direcionadas. Ela acompanha o cliente em diferentes momentos da viagem, lembrando-o dos benefícios do cartão como Seguro Viagem, Visa Concierge, lounges em aeroportos e outros.

“Estamos trabalhando para ampliar a base de beneficiados pelo Vai de Visa, por meio de parcerias cada vez mais atrativas para os portadores. Em 2012, tínhamos 20 empresas parceiras no programa, e hoje esse número mais do que quadruplicou, chegando a 88”, diz a executiva.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.