Nuvem privada: casos de uso são chave para o sucesso

Author Photo
10:38 am - 13 de abril de 2015
Nuvem privada: casos de uso são chave para o sucesso
Nuvens privadas morreram? Tornaram-se obsoletas? Está tudo indo para a nuvem pública? Para o diretor de pesquisas do Gartner Alan Waite é certo que a nuvem pública para infraestrutura como serviço (IaaS) está crescendo cerca de seis vezes mais do que a taxa de expansão da modalidade IaaS no local. 

No entanto, diz, 80% das cargas de trabalho ainda não estão em nuvem pública IaaS. Por essa razão, as cargas privadas de trabalho não vão desaparecer tão cedo. Naturalmente, vamos ver cada vez maior utilização de nuvem pública nos próximos anos, mas ainda há um conjunto de cargas de trabalho que deve ser isolado e hospedado em infraestrutura dedicada em razão da segurança, desempenho, modelos financeiros, compatibilidade e controle do ciclo de vida.

Na visão de Waite, empresas constroem, cada vez mais, suas nuvens privadas. Mas, segundo ele, essa opção é complexa e cara, levando a uma possibilidade maior de falha. 

Para ele, melhor saída é definir o que é preciso permanecer no ambiente privado e o que deve ir para a nuvem pública. As organizações que progridem de virtualização simples para uma cloud privada IaaS muitas vezes não conseguem concluir a atividade com sucesso em razão das habilidades necessárias e da complexidade. 

Por isso, completa, muitas companhias agora consideram alternativas mais simples para IaaS na nuvem privada, estendendo seu ambiente de virtualização existente ou ainda dando um primeiro passo para a uma viagem completa para a nuvem privada.

No relatório “Decision Point for Choosing a Private Cloud Implementation Model”, de Waite, ele lista cinco formas para escolher o próximo passo da virtualização depois de tornar privadas as cargas de trabalho:

1. Gerenciamento de carga de trabalho virtual
2. Automação virtual
3. PaaS privada
4. Hospedagem em nuvem privada IaaS
5. Construção de com funções completas IaaS na nuvem privada

Criar um serviço de nuvem privada só depois de ter desenvolvido uma análise de caso de uso é vital. Você pode escolher apenas o que precisa ir para a infraestrutura privada, e aplicá-la bem. 

A chave para o sucesso de uma nuvem privada é entender os casos de uso que você está dirigindo com sua iniciativa de nuvem privada, levando para a cloud apenas o que você realmente precisa. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.