Nutanix anuncia disponibilidade da plataforma ‘Clusters’ na AWS

Solução da companhia já pode ser utilizada na instância de aluguel de servidores da Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2)

Author Photo
8:30 am - 14 de agosto de 2020

A Nutanix, companhia que atua no setor de computação em nuvem corporativa, comunicou nesta semana que a solução Nutanix Clusters agora está disponíve dentro da Amazon Web Services, mais especificamente dentro do Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) serviço web que disponibiliza às empresas o aluguem de servidores virtuais, também conhecidos como instâncias. 

O ‘Clusters’ foi desenvolvido dentro de um modelo de infraestrutura conhecido como hiperconvergente (HCI na sigla em inglês), no qual uma máquina virtual consegue oferecer capacidades de computação e armazenamento em um único produto, facilitando de forma significativa as implantações (deployments) de pequeno e grande porte. 

Até por isso, um dos principais pontos fortes da solução é a capacidade de transferir para a nuvem pública os sistemas e informações hospedadas em servidores privados (operação mais conhecida como ‘lift and shift’) e recuperação de desastres. 

A inclusão dos serviços da Nutanix dentro da AWS vem de uma tendência das empresas para implementar diversos sistemas de acordo com as necessidades de cada departamento: de acordo com o Gartner, em 2021 90% das organizações terão implantado um modelo de nuvem híbrida ou multicloud para suas necessidades de TI. 

“Conforme a indústria evoluiu, nosso foco se expandiu além do datacenter para ajudar clientes a gerenciar a complexidade de várias nuvens, sejam privadas ou públicas. O Nutanix Clusters no AWS é a realização dessa visão”, afirma diz Tarkan Maner, diretor comercial da empresa.

“Ele permite flexibilidade total, possibilitando que as empresas escrevam o código uma vez e o usem em qualquer lugar, aproveitando a escala, a localização, a integração e o preço de várias opções – esta é a verdadeira visão da nuvem híbrida”, complementa.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.