Número de funcionários demitidos por empresas de TI no Brasil excede o de contratados

Author Photo
2:45 pm - 29 de julho de 2016
Número de funcionários demitidos por empresas de TI no Brasil excede o de contratados

O número de funcionários demitidos por empresas de TI no Brasil excedeu o número de contratados, aponta o Censo de TI 2015. O levantamento foi realizado pela Assesspro Nacional em parceria com a Federação Iberoamericana de Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicações (Aleti), e consultou 950 empresas de 23 países em quatro continentes. 

De acordo com relatório, contratações feitas no ano passado visavam apenas reposição de mão de obra e não a abertura de novos postos de trabalho. No Brasil, 31% das empresas de TI registraram mais demissões que contratações. Outras 30% do total ficaram estáveis, ou seja, sem contratações nem demissões – na América Latina, esse número chegou a 28%, e outras 15% registraram crescimento no quadro de funcionários de até 10% no total de empregados.

A Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) prevê, ainda, que o País pode ter déficit de até 408 mil profissionais até 2020. Além disso, a Code.org prevê 1,4 milhão de vagas abertas em todo o mundo no período, mas apenas 400 mil sendo preenchidas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.