Categories: Notícias

Número de contratações supera demissões no setor de TI

O setor de Tecnologia da Informação registrou resultado positivo de trabalho formal no primeiro semestre do ano, registrando 3.319 mil postos em todo o Brasil. Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged).

Ainda de acordo com a órgão, em São Paulo, sendo o principal responsável pelo efeito favorável da movimentação no setor, foram mantidos 2.604 mil postos de trabalho. De acordo com análise elaborada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o estado figura no topo do ranking sobre o fluxo do emprego para trabalhadores em empresas de Tecnologia da Informação no País. O segundo estado com saldo positivo é Santa Catarina, com uma diferença de 1.440 mil postos.

Os números do Caged que consideram todos os demais segmentos da economia, apontam que no Brasil foram fechados 494.386 mil postos de trabalho nos primeiros sete meses do ano, sendo julho responsável por contabilizar 158 mil, sendo este o quarto mês consecutivo de movimentação negativa na economia nacional.

O ritmo de crescimento do setor de TI permanece à frente do projetado para o PIB nacional que, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), recuará 2,8% em 2015, enquanto que a previsão para o mercado de TIC é de crescimento na ordem de 5%, com perspectiva de movimentação financeira na casa dos US$ 165,6 bilhões, conforme prognóstico IDC, divulgado no primeiro semestre do ano.

Segundo Antonio Neto, presidente do Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo) e da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), o ponto de análise do cenário favorável é o volume de acordos de Participação nos Lucros e/ou Resultados firmados com as empresas de TI em 2015.

O programa, cuja apresentação tornou-se obrigatória na Convenção Coletiva de Trabalho deste ano, além de contribuir à valorização e retenção dos recursos humanos, é importante sinalizador da partilha dos rendimentos do setor.

Desde o começo do ano, o Sindpd firmou aproximadamente mil acordos de PLR, que devem beneficiar mais de 70 mil trabalhadores do setor. Segundo levantamento do Sindicato, nesta amostragem há empresas que estão procurando a entidade para repactuar acordos, já que os resultados ultrapassaram as metas corporativas.

O setor também registra avanço na geração de vagas. De acordo com a consultoria Catho, o segmento de TI registrou um aumento de 44,2% na demanda, considerando o primeiro semestre do ano. Somente no mês de junho foram abertas 10.105 oportunidades de trabalho, um aumento de 3.640 em relação ao mesmo período de 2014. Segundo análise da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), há um déficit de 45 mil profissionais, soma que chega a 35 mil apenas em São Paulo.

O balanço positivo se evidencia a pouco menos de um mês do início do processo de negociação da Campanha Salarial 2016 da categoria de TI no estado de São Paulo, com data-base em janeiro, cujo marco inaugural é o Seminário de Pauta, evento que oferece à diretoria diferentes perspectivas e análises sobre o setor, de modo a desenvolver a agenda de prioridades da categoria para o próximo ano.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

1 dia ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago