Notícias

Nubank anuncia parcerias com universidades para fortalecer ecossistema de inovação

O Nubank anunciou parcerias com universidades federais para acelerar carreiras em tecnologia e fomentar a inovação. Segundo a fintech, a iniciativa batizada de NuFuturo tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao mundo da tecnologia e finanças no campo acadêmico, assim como o impacto que elas podem causar na sociedade.

Atualmente, o Nubank atua em conjunto com as universidades federais de Campina Grande (UFCG) e da Bahia (UFBA e IFBA), com projetos que iniciaram em janeiro deste ano. Mais de 40 alunos de graduação e pós-graduação foram selecionados por órgãos técnicos das próprias universidades e passarão por um programa intensivo de 18 meses para desenvolver projetos de pesquisa e habilidades tecnológicas, baseadas em sistemas e tecnologias utilizadas pelo Nubank, como programação Clojure e metodologias de análise de dados.

Leia mais: Nubank supera marca de 3 milhões de clientes na conta PJ

“O NuFuturo é uma iniciativa criada pelo Nubank como forma de incentivo à produção de ciência e tecnologia no Brasil. Nós acreditamos que investir em educação é uma forma de mudar a sociedade por meio de capacitação profissional e soluções práticas aos problemas reais das pessoas e empresas. A escolha dos estados da Bahia e da Paraíba se deve à gama de talentos nas regiões, além de nossas metas de impacto social, diversificando investimentos também fora do eixo Sudeste”, explica Guilherme Vieira, diretor de ESG do Nubank.

Espaços dedicados

Para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa, o Nubank construiu espaços nas universidades parceiras para o desenvolvimento dos trabalhos, buscando aprimorar a experiência de professores e alunos. As salas contam com ambientes adaptáveis, quadros de colaboração e sistema multimídia para incentivar a colaboração. Segundo o Nubank, após a conclusão, os locais seguirão disponíveis para que a comunidade acadêmica possa continuar trabalhando, realizando eventos e atividades em grupos.

“O projeto Nufuturo é o modelo do que imagino ser ideal no que diz respeito à colaboração entre a universidade e parceiros. Isso porque o foco do NuFuturo está em melhorar e impulsionar a formação de alunos de graduação e pós-graduação. Dentro do laboratório, os alunos têm a oportunidade de expandir suas habilidades técnicas e não técnicas, investigando a solução de problemas complexos e cooperando com o time do Nubank. O maior resultado do projeto é sem dúvida a transformação das pessoas que fazem parte dele. Em tempo, há também de se ressaltar a transformação e montagem do espaço físico, que é sem dúvida um legado importante do projeto”, afirma João Arthur Brunet, Professor Coordenador da UFCG.

Nubank: Projetos em desenvolvimento

Hoje, o NuFuturo conta com quatro projetos em fase de desenvolvimento. Com o suporte dos times de engenharia e finanças do Nubank e professores doutores da UFCG, UFBA e IFBA, os alunos de cursos como Computação, Administração e Engenharia de Software mantêm contato direto com os profissionais para aperfeiçoarem suas pesquisas. As iniciativas abordam temas como gestão de finanças pessoais, desenvolvimento de ferramentas para simplificar a vida financeira das pessoas e segurança da informação.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

2 dias ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

2 dias ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

2 dias ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

2 dias ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

2 dias ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago