Notícias

De olho em segurança, Nubank compra URLs que poderiam ser usadas para golpes

O Nubank lançou uma iniciativa de segurança que busca alertar e conscientizar clientes sobre golpes e campanhas de engenharia social. A fintech criou um portal de segurança para onde direciona dezenas de URLs criadas para confundir as pessoas e, possivelmente, aplicar golpes. Entre os fraudadores, a tática tem se tornado cada vez mais comum. Nesses golpes, os criminosos se passam por instituições financeiras para tentar convencer potenciais vítimas a realizar operações indevidas.

“Queremos ir além do alerta e da conscientização das pessoas sobre essa prática criminosa e partir para uma ação mais concreta”, explica Juliana Roschel, diretora de marketing do Nubank. “Por isso, adquirimos domínios na internet que parecem do Nubank, mas não são – e que poderiam ser usados de forma maliciosa – e os redirecionamos para o site, um portal que ficará permanentemente disponível e concentrará informações e dicas de proteção contra fraudes e golpes”, explica. Entre as URLs compradas estão nubankbrasil, nubank, nubanks e wwwnubank.

Campanha de conscientização Nubank

O novo portal faz parte da campanha #PareceMasNãoÉoNubank, criada para dar orientações relacionadas à segurança dos dados de clientes. O site explica as táticas mais comuns entre os golpistas, incluindo como eles podem usar a marca Nubank para enganar as pessoas; explica como denunciar uma tentativa de golpe para o Nubank; como reconhecer um atendimento legítimo do Nubank; e como reconhecer os perfis legítimos da empresa na internet.

Leia mais: Nubank anuncia parcerias com universidades para fortalecer ecossistema de inovação

“As táticas de engenharia social, que nada mais são do que formas de manipular as vítimas psicologicamente para induzi-las a tomar ações que no fim das contas as prejudicam, são cada vez mais comuns em toda a indústria financeira. Isso porque os fraudadores têm encontrado dificuldades em burlar os sistemas de defesa das instituições, que vêm se tornando ainda mais sofisticados”, afirma Fabiola Marchiori, vice-presidente de engenharia e gerente-geral de prevenção a fraude do Nubank. “Entre essas táticas, está a da falsa central de atendimento, em que as potenciais vítimas são abordadas em diferentes canais por pessoas e perfis que se fazem passar pelas instituições. Manter as pessoas bem informadas sobre essa prática é muito importante porque, na maioria das vezes, existe uma participação não intencional das próprias vítimas para que o golpe se concretize”, completa.

A campanha #PareceMasNãoÉoNubank será veiculada nas mídias digitais e contará com influenciadores e outras ações especiais ao longo dos próximos meses. O Nubank também conta com o Canal de Denúncias, ferramenta que permite que qualquer pessoa, cliente ou não – de forma anônima ou pública – possa comunicar a instituição sobre tentativas de golpes e casos de má utilização da marca por terceiros.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

DM9 e SoulCode anunciam parceria de capacitação em tecnologia

A agência DM9 e a SoulCode Academy anunciaram essa semana uma parceria para capacitar pessoas…

5 segundos ago

SoftwareOne cria BU exclusiva para serviços Microsoft no Brasil

A empresa de origem suíça SoftwareOne anunciou recentemente a criação de uma unidade de negócios…

1 hora ago

CEO da Nutanix revela expectativas de parceria com a Dell

Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix, subiu ao palco do Next*, evento anual da…

3 horas ago

Neuralink fará segundo teste de implante cerebral

A Neuralink, empresa de neurotecnologia de Elon Musk, teve a aprovação da FDA (Agência de…

3 horas ago

Flexibilidade, inovação e compra da VMware pela Broadcom são motores de crescimento da Nutanix

Com as principais prioridades dos CIOs focadas na modernização de aplicações, inteligência artificial (IA), plataformas…

5 horas ago

IBM anuncia plataforma de código aberto no watsonx

Como forma de aumentar seu compromisso com o ecossistema de IA de código aberto, a…

6 horas ago