Nubank adquire Cognitect, criadora dos sistemas de programação Clojure e Datomic

Todos os funcionários da empresa serão integrados ao time da fintech, que também se comprometeu a fomentar as tecnologias, que são open-source

Author Photo
11:55 am - 23 de julho de 2020

O Nubank anunciou nesta quinta-feira (23) a compra da companhia Cognitect, por valor não divulgado.  Fundada em 2003, a empresa se destaca por ter no time de fundadores o programador Rich Hickey, que em 2007 lançou a linguagem de programação Clojure. 

O dado é importante porque, como o próprio Nubank explicou em post escrito em novembro de 2019, todas as áreas da fintech utilizam massivamente a linguagem, sendo que mais de 90% dos microsserviços são escritos em Clojure, que é compatível com todo o ecossistema do Java e tem como vantagem mais concisa, facilitando a vida dos programadores que não precisam escrever códigos gigantes — uma das desvantagens mais conhecidas do Java. 

Com a compra, a startup ganha o reforço de uma equipe que entende da linguagem — que, apesar de bem documentada, não conta com um número muito grande de programadores que a utilizam — e, por conta da expertise, pode ajudar em desafios futuros que sempre surgem com a escalabilidade de uma operação.  

Edward Wible, CTO do Nubank, explicou em post que a aquisição da Cognitect não impactará o desenvolvimento da Clojure e nem da base de dados Datomic, que funcionam em código aberto. Ao contrário: a empresa se comprometeu a desenvolver iniciativas que fomentem o uso de ambos os sistemas de programação e a dar espaço que Hickey continue trabalhando com a comunidade em melhorias.  

“Estamos entusiasmados por trabalhar com um grupo tão inspirador e muito empolgados em apoiar a visão de Rich para a linguagem”, afirmou Wible em comunicado. 

Atualmente, a fintech conta com exatas 575 pessoas no time de engenharia e essa não foi a primeira aquisição da marca este ano: em janeiro, a empresa contratou todos os funcionários da consultoria Plataformatec para reforçar a equipe. 

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.