Notícias

Novos conceitos que transformam os notebooks

Quando surgiram os primeiros notebooks conversíveis, uma de suas funções era oferecer mais flexibilidade de uso no dia a dia e permitir que o usuário mudasse a disposição do aparelho – transformá-lo em tablet – conforme sua necessidade. Isso em 2013. Agora, em 2019, durante a Computex, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, vários fabricantes apresentaram a volta triunfal dos notebooks conversíveis que novamente estarão em evidência nos próximos anos, cada vez mais modernos, versáteis e com funcionalidades multitelas, por exemplo. O 5G e os notebooks com conceito smart design também foram as novidades do evento deste ano que aconteceu no último mês de maio.

Esse movimento de volta dos notebooks conversíveis, por exemplo, é apenas um reflexo da nova era dos ambientes de trabalho, que apostam atualmente em espaços abertos, mais flexíveis e sem barreiras fixas, e do crescimento do mercado corporativo de notebooks. Com isso, os fabricantes de computadores buscam oferecer diversas opções para que os consumidores fiquem à vontade para escolher o que melhor se adequa ao cotidiano de seu trabalho e/ou lazer. Nesse sentido, alguns atributos são fundamentais para este novo conceito: além de smart design – telas de 14” em um tamanho de notebook de 13”, por exemplo –, teclado retroilumimado e ergonômico, robustez sem perder a mobilidade (notebooks finos e leves), tela FHD e antireflexiva, além de boa qualidade de som.

Quando falamos de smart design, a intenção é tornar a vida das pessoas melhor e mais eficiente. Isso envolve formato e usabilidade considerando vários cenários de uso. Esse conceito é fundamental para quem compra um notebook hoje em dia, principalmente o usuário do mundo corporativo – consumidor considerado mais maduro tecnologicamente.

A VAIO, por exemplo, está sempre atenta as demandas e preferências desse público. Por isso, a marca sempre realiza a atualização de sua plataforma de processamento para última geração e features que permitam maior performance no produto considerando conexões e portas. A preocupação está em cada detalhe do computador, seja para uso doméstico ou corporativo. Para chegar a resultados tão impressionantes e à frente do que o consumidor espera, contamos com o trabalho de engenheiros do Brasil e da Ásia que estão em constante sintonia com todas as novas tendências tecnológicas presentes em parceiros e fornecedores, além de institutos de tecnologia e inovação. Mundialmente, a VAIO possui apenas quatro parceiros para desenvolvimento e comercialização de seus produtos e conta com exclusividade na América Latina. Buscamos trabalhar em sintonia com os produtos desenvolvidos e comercializados em outros mercados pelos parceiros e pela própria marca.

Porém, muitas vezes, o comportamento do consumidor local demanda features diferentes de outros países. Por isso, temos orgulho em dizer que desenvolvemos produtos que são aprovados rigorosamente pela VAIO e comercializados por outros parceiros mundo afora. Outro diferencial está em ouvir as necessidades dos usuários, para isso estamos em contato com consumidores brasileiros por meio de pesquisas de diversas modalidades (quantitativa, focus group e etnográficas) para testar produtos antes de seu lançamento e acompanhamos qualquer feedback seja no nosso canal de relacionamento como nas redes sociais. Isso, aliado aos constantes estudos tecnológicos, nos garantem produtos diferenciados e com inovação adequada aos consumidores, que buscam máquinas inteligentes e usuais.

 

*Por Cinthya Ermoso, gerente de produtos da Positivo Tecnologia, empresa que representa a marca Vaio no Brasil.

Recent Posts

HPE Financial Services recicla 4,2 milhões de ativos de TI em 2023

A HPE Financial Services, divisão de soluções financeiras da Hewlett Packard Enterprise, anunciou essa semana…

1 hora ago

Gartner: 63% das empresas do mundo implementaram ‘zero trust’

Em um comunicado divulgado essa semana, a consultoria de TI Gartner estima que 63% das…

2 horas ago

IT Forum Trancoso: “Brasil deve ser o novo centro do pensamento ecológico”, diz Miguel Setas, da CCR

É fundamental que organizações definam um propósito que impacte positivamente o mundo que as cercam.…

11 horas ago

Estudo usa IA e prevê seca na Grande São Paulo em 2025

Um estudo feito pelo centro de pesquisas privado Lactec que usou inteligência artificial para analisar…

24 horas ago

GE Lighting obtém 50% de economia com suporte SAP da Rimini

A GE Lighting, empresa americana que oferece produtos de iluminação residencial e casas inteligentes, migrou…

2 dias ago

Inteligência artificial reduz desperdício de alimentos frescos em grande varejista de São Paulo

Apesar de vitais para a humanidade, frutas, verduras e hortaliças sofrem um problema crônico de…

2 dias ago