Categories: Notícias

Novo veículo da Ford vem com tecnologia de vidro usada em smartphones

A Ford vai levar para os automóveis a tecnologia de vidros usada nos melhores smartphones. Para isso, a montadora anunciou que o Ford GT será o primeiro na indústria a ter o para-brisa e tampa traseira do motor confeccionados com o Gorilla Glass híbrido, material inovador, resistente e cerca de 30% mais leve que os vidros convencionais, desenvolvido em parceria com a Corning.
 
Além de favorecer a aceleração, frenagem e economia de combustível, a principal vantagem do novo para-brisa é a dinâmica: ao reduzir o peso no alto da carroceria, ele ajuda a baixar o centro de gravidade e a aprimorar a excepcional dirigibilidade do supercarro.
 
“O Gorilla Glass híbrido é um ótimo exemplo de como a Ford trabalha com os fornecedores para inovar em todas as áreas do negócio”, diz Hau Thai-Tang, vice-presidente de Compras Globais da Ford. “O Ford GT traz grandes inovações em desempenho e baixo peso e estamos empolgados em explorar outras aplicações dessa nova tecnologia.”
 
A Corning lançou em 2007 o Gorilla Glass, vidro leve e resistente usado em celulares. O time da Ford procurou a empresa para ajudar no desenvolvimento de uma formulação especial de vidro para aplicação veicular. A nova tecnologia foi desenvolvida para o conceito do Ford GT e logo mostrou seu potencial de aplicação prática, sendo aprovada para produção.
 
Fino e resistente
 
Um para-brisa laminado tradicional consiste de um sanduíche de duas camadas de vidro temperado, coladas sobre um agente termoplástico transparente. A tecnologia, introduzida originalmente na América por Henry Ford, tem sido usada na indústria automobilística há quase um século.
 
O novo vidro híbrido usa múltiplas camadas – uma placa híbrida temperada especial na camada interna, uma camada termoplástica avançada absorvedora de ruído no centro e vidro temperado na camada externa. O resultado é uma peça cerca de 5,4 kg mais leve que as tradicionais.
 
“Durante o desenvolvimento, testamos diferentes combinações de vidro até encontrar a que trouxe a redução de peso e a durabilidade necessárias para essa aplicação”, diz Paul Linden, engenheiro de carroceria da Ford. “Contrariando um pouco a intuição, aprendemos que a camada interna mais rígida é a chave para o sucesso do para-brisa híbrido.”
 
O vidro híbrido Gorilla Glass é 25% a 50% mais fino e tem uma resistência igual ou maior que um laminado tradicional. Ou seja, mede 3 a 4 mm, contra 4 a 6 mm do convencional, reduzindo muito o peso. Além disso, é mais robusto, graças aos processos avançados de redução de contaminantes, reforço químico, tratamento superficial e construção do laminado, como comprovaram os exaustivos testes em estradas de pedra e túnel de vento, incluindo condições de impacto e capotamento.

Recent Posts

IT Forum e Deloitte anunciam parceria para o Prêmio Executivo de TI de 2024

O IT Forum anuncia sua parceria com a Deloitte - organização com o portifólio de…

7 horas ago

Projeto de energia solar na Amazônia receberá US$ 25 mil da Nextracker

A especialista em energia limpa Nextracker anunciou essa semana que vai investir US$ 25 mil…

8 horas ago

Clicksign anuncia nova marca e quer dobrar receita em 2024

A plataforma de assinatura eletrônica Clicksign acaba de anunciar um rebranding e, junto com isso,…

8 horas ago

Fraudes de identidade são percebidas por 80% dos usuários na América Latina

Resultados de uma pesquisa da estoniana Veriff divulgados durante o WebSummit 2024, no Rio de…

9 horas ago

Infraestrutura crítica brasileira está sob ameaça de ciberataques

O Brasil sofreu 61 ciberataques em 2023 que afetaram infraestruturas críticas, o que trouxe impactos…

10 horas ago

Rethink cresce 40% em faturamento e anuncia escritório em São Paulo

A consultoria mineira Rethink anunciou essa semana que seu faturamento em 2023 cresceu 40%, alcançando…

11 horas ago