Novo serviço Citrix Analytics aborda ameaças à segurança de forma proativa

Ferramenta utiliza aprendizagem automática e inteligência artificial para se defender de ameaças internas e externas à segurança

Author Photo
1:40 pm - 03 de maio de 2018

O novo serviço Citrix Analytics fornece visibilidade sobre o comportamento de usuários e segurança do sistema, além de desempenho e operações, simplificando a infraestrutura de TI. Ao utilizar aprendizagem automática e inteligência artificial para detectar comportamentos anômalos e ameaças potenciais, a Citrix proporciona ações de inteligência prática a partir das informações coletadas por meio de serviços na nuvem e produtos locais para ajudar os clientes a identificar e administrar proativamente tanto as ameaças internas quanto as externas.

A tecnologia permite, de forma exclusiva, que os clientes adotem um modelo de segurança baseado em possíveis riscos, permitindo-lhes equilibrar de forma dinâmica as necessidades dos usuários de acessar os dados rapidamente e a necessidade da área de TI de proteger e governar o ambiente.

Esse novo serviço inclui e correlaciona de forma segura a interação dos usuários com os aplicativos, os dispositivos, as redes e os dados na suíte Citrix de produtos e serviços na nuvem para detectar e impedir atividades maliciosas e a infiltração de dados. Com uma visão completa e de ponta a ponta da localização e do acesso aos dados, Citrix Analytics também permite que as organizações possam monitorar e administrar a movimentação de dados em endpoints, data centers, dispositivos móveis, híbridos e multinuvem.

Essa visibilidade do registro de dados e das solicitações de acesso permite entender os fluxos dos dados para cumprir suas obrigações de segurança e supervisão sob os diferentes padrões e regulamentos de segurança, incluindo HIPAA, Sarbanes-Oxley (SOX) e GDPR.

“Agora que o GDPR entra em vigor em um mês, as empresas devem se concentrar em saber onde estão seus dados, quem dispõe de acesso a eles e implementar controles de segurança técnicos e organizacionais apropriados. O serviço Citrix Analytics ajuda os nossos clientes a projetar a segurança no sistema e monitorar a segurança de dados de maneira contínua”, diz Peter Lefkowitz, chefe de privacidade e risco digital da Citrix.

Em um sistema de circuito fechado, o serviço utiliza os dados de acesso, o uso de dispositivos e o tráfego na rede para gerar uma visibilidade exclusiva e abrangente do comportamento dos usuários, entidades ou “coisas”, permitindo a realização de controles de segurança baseados no contexto. Os insights comportamentais oferecidos por esse serviço proporcionam às organizações uma forma proativa de monitorar, detectar e sinalizar comportamentos que estão fora da norma, incluindo a mitigação de ataques de phishing e ransomware.

“A Citrix permite que os clientes reforcem um modelo confiável de segurança projetado para manter os agentes maliciosos longe dos aplicativos e dos dados da empresa, onde quer que eles estejam. O serviço Citrix Analytics utiliza aprendizagem automática e IA para oferecer a cada cliente um insight exclusivo de toda a sua organização, incluindo a localização de seus dados dentro do ambiente e quem está tentando acessá-los, em qualquer momento. Os clientes podem utilizar esses insights para se defender proativamente dos ataques e sinalizar comportamentos anômalos para proteger seus dados contra as infiltrações de dados”, declara Stan Black, diretor de segurança e informação da Citrix.

Atualmente, o Citrix Analytics está disponível em versão limitada de pré-lançamento, e sua versão final estará disponível para todos a partir do segundo trimestre deste ano.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.