Novo livro infantil quer inspirar novas gerações de mulheres na computação

Obra conta a vida da primeira programadora do mundo, Ada Lovelace, e faz parte das ações do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação

Author Photo
8:05 am - 05 de outubro de 2018

Mulheres desempenharam um papel fundamental na história da tecnologia. Para contar a trajetória de uma destas personagens femininas, só que desta vez para as crianças, chega ao mercado o primeiro livro infantil em português sobre “A vida de Ada Lovelace”.

Ada, reconhecida internacionalmente como a primeira programadora da história, desenvolveu o primeiro programa de computador (algoritmo) muitos anos antes do computador ser construído. A inspiração para criação do livro veio das ações do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), patrocinadora do projeto – que tem como objetivo fomentar a inclusão feminina e colaborar no processo de empoderamento de meninas e mulheres na área de TI –, e dos estudos sobre a representatividade das mulheres em Computação.

De acordo com a autora Sílvia Amélia Bim, ex-coordenadora do Programa e a ilustradora Kiara Cabral, a partir de 2015, alguns livros infantis sobre Ada Lovelace foram lançados em língua inglesa. Sílvia chegou a consultar algumas editoras sobre a possibilidade da tradução para o português e, diante das respostas negativas, resolveu iniciar o projeto de um livro infantil em português patrocinado pela SBC, cuja primeira tiragem esgotou e a segunda edição da publicação está prevista para o mês de outubro, quando será lançada a versão em espanhol nessa quinta-feira (4/10).

Para a autora, é necessário desmistificar a Computação cada vez mais cedo. E um livro infantil, contando a história de uma mulher que tem um papel muito significativo na história da Computação, pode ser um elemento importante para motivar meninas a escolherem esta área para atuação profissional.

“Além disto, mostra para os meninos que as mulheres sempre contribuíram significativamente para construir a área de Computação. A leitura compartilhada com pais, mães, avós, tios e tias, pode mostrar para toda a família que Computação pode ser uma paixão e uma profissão para todo mundo, independentemente de gênero”, esclarece Sílvia.

O valor do livro é R$ 20 + frete e para sua aquisição é só entrar em contato com os coordenadores do Programa Meninas Digitais pelo e-mail: [email protected].

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.