Novo golpe do WhatsApp oferece recurso falso de videochamada para vítima

Author Photo
10:42 am - 13 de setembro de 2016
Novo golpe do WhatsApp oferece recurso falso de videochamada para vítima

Um novo golpe do WhatsApp tenta persuadir vítima com notificações sobre falsas atualizações do aplicativo. Com o update, o usuário poderia usufruir de um recurso de videochamada que não existe, que possibilitaria conversa com grupos de até cinco pessoas.

Ao analisar a página do ataque, especialistas da PSafe observaram que, apenas nos últimos sete dias, mais de 200 mil usuários brasileiros já foram impactados pelo golpe. 

O falso serviço se espalha pelo Facebook e grupos de WhatsApp e, ao tentar ativar o recurso de videochamada, o usuário é direcionado para o cadastramento do celular em um serviço de SMS pago, que também aproveita o gancho de “turbine seu WhatsApp”, para distrair o usuário.

Para evitar este tipo de transtorno, a PSafe dá duas importantes dicas:

Baixe somente aplicativos certificados e cuidado com atualizações externas: o usuário deve procurar sempre baixar apps e atualizações de lojas oficiais, como a Google Play. E, ainda assim, deve conferir se o app é verdadeiro (até mesmo a Google Play pode conter alguns apps fakes). É importante ler a descrição com atenção, checar comentários, desconfiar de aplicativos que prometem itens extras em jogos, etc.

Tenha um antivírus certificado instalado no seu smartphone: nem mesmo todas as precauções existentes podem ser suficientes para proteger o aparelho de ataques cibernéticos. Como Marco DeMello, CEO da PSafe, ressalta, “um cérebro biológico não é capaz de se defender de ataques de um cérebro eletrônico”. É por esse motivo que um aplicativo com funções de antivírus torna-se fundamental nessa luta.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.