Novo escritório da Microsoft reflete valores da companhia

Espaço recentemente inaugurado promove inclusão, colaboração, bem-estar e flexibilidade, trazendo para o dia a dia aspectos da cultura da companhia

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6:29 pm - 17 de outubro de 2019

Inaugurado há pouco mais de um mês, o novo escritório da Microsoft Brasil reflete o posicionamento da empresa em relação à gestão de pessoas. O ambiente é aberto, para facilitar as interações e promover maior colaboração entre as equipes, corroborando com o conceito de One Microsoft, em que todos trabalham juntos para atender o cliente.

Primeiro da empresa na América Latina com todos os recursos de acessibilidade, o escritório materializa a diretriz de inclusão que marca a cultura da companhia, terceira colocada no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar em TI, promovido pelo Great Place to Work (GPTW) Brasil em parceria com a IT Mídia, na categoria médias empresas. “Ele foi projetado para refletir o ambiente de trabalho e estrutura que queremos explorar”, explica Cristiane Carvalho, diretora de RH da Microsoft Brasil, e do novo escritório da Microsoft.

Para a executiva, uma força de trabalho diversa permite ter perspectivas diferentes. “Acreditamos que isso está no cerne da inovação. E não diz respeito apenas à diversidade visível, como gênero e raça, mas também a diferentes formações”, afirma.

Para viabilizar esse ambiente aberto e inclusivo, a empresa impulsiona o diálogo, por meio de comitês que ajudam a pensar em ações para os diferentes públicos. Além disso, há um investimento na conscientização dos funcionários e, mais ainda, na formação das lideranças. Um exemplo é o comitê de afrodescendentes, o qual ganhou tamanha força no Brasil, que foi convidado a compartilhar suas experiências com outras subsidiárias.

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No novo escritório, os postos de trabalhos são rotativos, espelhando o modelo flexível da empresa, em que o colaborador pode usar a tecnologia a seu favor para trabalhar a partir de qualquer lugar sem perder produtividade. “O trabalho remoto é tão disseminado que todos os convites de reunião trazem um link para que o profissional possa participar mesmo sem estar fisicamente presente”, conta Cristiane.

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Para além do espaço interno

A preocupação com o bem-estar fez com que a empresa disponibilizasse bicicletas e vestiários para aqueles que buscam uma alternativa que combina mobilidade e saúde. A companhia também reavaliou seus benefícios e lançou a licença Care Giver, que permite ao funcionário se ausentar por até quatro semanas em um ano para cuidar de algum parente próximo. “Oferecemos ainda a licença paternidade de 42 dias e maternidade de 180 dias, as quais também são válidas para casais homoafetivos”, diz a diretora.

Todo esse cuidado não passa despercebido pelos profissionais e fez com que o alinhamento com os valores da empresa aparecesse em destaque no levantamento do GPTW. A oportunidade de crescimento é outro ponto positivo. “Na nossa visão, carreira não é só promoção. Desenvolvimento de carreira pode envolver rotação e a possibilidade de ampliar a experiência”, define Cristiane, comentando que a Microsoft busca sempre entender qual a aspiração do colaborador.

A executiva cita como exemplo o interesse em ter uma carreira internacional. “Tem um público que deseja morar fora e outro que não quer sair do Brasil, mas se interessa por ter uma vivência para além dos limites do país”, explica. Em ambos os casos há oportunidades. “Hoje, 17% do grupo de vendas e marketing desempenha funções que vão além do Brasil”, revela. “Temos reforçado muito o aprendizado. Incentivamos o risco, o experimentar, o aprender. No fundo queremos que a experiência no dia a dia corresponda à nossa cultura”, resume Cristiane.

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