Um novo emprego costuma gerar um certo nervosismo nas pessoas. O que é natural, já que essa experiência traz para a pessoa um local de trabalho diferente, rotina alterada e outros colegas de trabalho.
Outra consequência comum desse momento de transição é uma certa síndrome do impostor, manifestada no medo de “não dar conta” das novas tarefas, especialmente nos primeiros três meses de contratação. Porém, esse receio pode ser diminuído com um certo planejamento.
Em entrevista à Business Insider, a consultora de carreira Melody Wilding apresentou ao portal dicas simples que podem ser adotadas pelos profissionais em diferentes momentos ao longo do período de experiência.
De acordo com a profissional, uma dica é pensar nos primeiros 90 dias no trabalho como (1) uma extensão da entrevista e (2) uma chance de ótimo recomeço para você.
“Não apenas é um momento crucial para estabelecer o valor que você fornece, mas também é uma oportunidade importante para construir uma dinâmica de relacionamento saudável e corrigir hábitos de autossabotagem que você adquiriu ao longo dos anos, como trabalhar demais, dizer sim demais ou não falar abertamente o suficiente”, afirma Wilding.
Para ela, os objetivos nos primeiros 90 dias devem incluir:
A seguir, a consultora explica como esses aspectos podem ser desenvolvidos ao longo desse período.
Fale com seu novo chefe e reitere seu entusiasmo por se juntar à equipe. Explique que você está ansioso para começar. Peça-lhes recomendações sobre como fazer uma transição suave.
Confirme a logística, como o andar/área (se pessoalmente) ou os horários em que você deve estar on-line (se estiver trabalhando remotamente).
Realize pesquisas preliminares para obter uma vantagem inicial no entendimento da organização. Leia materiais como relatórios anuais, memorandos da prefeitura, decks de estratégia etc. fornecidos por seu novo gerente ou disponíveis online ao público.
Dessa forma, você pode se sentir mais confiante e informado nas primeiras conversas e fazer perguntas mais profundas e inteligentes.
Assuma o controle de sua narrativa, decidindo pelo que você quer ser conhecido. Você quer ser a pessoa certa para análises? Ou talvez você queira ser visto como um forte líder de pessoas, por exemplo?
Sua primeira semana deve ser gasta dando uma olhada no terreno. Revise o organograma e reúna uma lista de pessoas para encontrar – colegas, partes interessadas, tomadores de decisão. Além disso, conecte-se com clientes e fornecedores importantes.
Use a regra 70/30: 70% do tempo pergunte sobre como as coisas funcionam. 30% do tempo, compartilhe seu histórico para que as pessoas conheçam você e como você pensa. Seu objetivo com um tour de escuta é entender as motivações, os pontos fracos e os desejos das pessoas. Mas você também está aprendendo:
O relacionamento mais forte que você tem no escritório deve ser com seu gerente. Construa uma base dizendo a eles que você gostaria de ter algumas conversas importantes em suas primeiras semanas no trabalho:
É fácil ficar tão sobrecarregado durante as primeiras semanas no trabalho que não consegue se esforçar. Isso é um erro.
Saia do seu caminho para se apresentar em reuniões, no Slack, etc. Crie um argumento de venda sobre sua função e adicione uma dose de personalidade com um fato divertido aleatório.
Agora você deve ter uma ideia melhor de onde pode agregar valor para a equipe ou organização.
Procure oportunidades para garantir vitórias rápidas. Por exemplo, você poderia criar um processo? Melhorar o relacionamento com o cliente? Liderar um novo projeto?
Se empenhe para ganhar credibilidade instantânea e provar aos outros que você é um empreendedor em quem se pode confiar para seguir em frente e fazer a mudança acontecer.
Você ensina as pessoas a tratá-lo, então certifique-se de não se tratar como uma pessoa simples. Após cerca de 30 dias, você começará a ser puxado para novos projetos; demandas extras começarão a cair em seu colo.
Fique confortável dizendo “não” diplomaticamente quando necessário. Defina expectativas com outras equipes e partes interessadas sobre o que você pode – e não pode – fazer por eles. E certifique-se de deixar o trabalho no final do dia.
Agora é hora de atualizar seu perfil do LinkedIn com sua nova descrição de trabalho. Circule de volta com os contatos que o apoiaram durante sua procura de emprego e informe-os sobre sua posição.
Sente-se com seu chefe por volta dos 90 dias para abordar explicitamente o seu desempenho. Discuta como você está seguindo as metas. Faça uma breve verificação com as partes interessadas para ver se você ainda está de acordo quanto às expectativas. Conecte-se com membros seniores da equipe que podem fornecer orientação contínua.
Tornar suas conquistas visíveis é a chave para o sucesso, mas pode parecer estranho, especialmente quando você ainda é relativamente novo.
Mas a verdade é que é melhor começar cedo e ritualizar. Por exemplo, comece a enviar um resumo mensal para a equipe de liderança ou publique um boletim informativo semanal da equipe.
Faltando apenas alguns meses para sua primeira avaliação de desempenho, agora é a hora de criar um arquivo de elogios, que é um diário de trabalho em que você registra vitórias, feedback positivo e lições aprendidas.
Assistir ao crescimento do seu progresso aumentará sua confiança, mas também será útil na hora da revisão.
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