Mais lidas
1

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização

2

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs

3

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Novo cenário da TI desafia CIO. Como ele se posicionará no futuro?

Líderes de TI compartilham sua visão sobre o tema e discutem as mudanças no seu papel como agente transformador dos negócios

Fabiana Rolfini
10:04 am - 04 de abril de 2018

A transformação digital está mudando consideravelmente a condução dos negócios e eliminando a fronteira entre os setores de indústria. Para que o investimento em transformação tecnológica seja efetivo aos negócios, é essencial haver sinergia entre as áreas de negócios e a TI.

Se antes as discussões sobre o projeto ou o software tinham foco operacional, agora a ser baseadas em estratégias voltadas em como novas tecnologias garantirão mais competitividade e valor aos negócios.

Diante desse cenário de constante evolução, o CIO se torna o principal responsável por administrar e liderar tais mudanças. Esse profissional, além de questionar seu papel, agora muito mais estratégico e integrado aos demais departamentos das empresas, deve refletir sobre os rumos da TI e os modelos disruptivos de negócios.

“Acredito que daqui alguns anos não haverá mais essa divisão de TI, já que todos os serviços técnicos estão sendo terceirizados, levados para cloud. A área passará a ter a função estratégica de negócio e não demandará mais profissionais com capacitação técnica”, opina Marcos Paulo Corrêa, CIO da Della Via Pneus.

Já para Ubirajara Nascimento, diretor de TI do Grupo ABC, a questão, embora pareça simples, não é fácil de ser respondida. “O futuro da TI é uma incógnita no mercado. O fato é que ela vai demandar cada vez mais profissionais com multiconhecimento e DNA de inovação grande. Sem qualificação, eles provavelmente estarão fadados a perder o tempo do negócio”, comenta.

O novo CIO

Com a potencialização de alguns conceitos que estão ganhando cada vez mais investimentos como cloud, internet das coisas (IoT), inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) e mobilidade, Mara Regina Maehara, CIO da Totvs, acredita que esse movimento trará mais desafios aos líderes de TI na agilidade e na entrega de soluções. “O CIO do futuro será mais cobrado para pensar fora da caixa e ter maior habilidade de implementação de ideias inovadoras”, avalia.

Nesse sentido, não terá como executar tecnologia sem a integração com estratégias das áreas de negócio, completa Mara. “Dessa maneira, forma-se um time muito produtivo. A comunicação é simplificada e agilizada, fazendo com que entreguemos os projetos mais rápido.”

Corrêa, da Della Via Pneus, destaca que a função do CIO nos próximos anos passa a ser mais estratégica do que meramente técnica. “Aqueles CIOs que hoje são excelentes técnicos vão começar a perder sua funcionalidade se não tiverem o conhecimento mais focado no negócio, entendendo melhor a empresa e o cliente”, afirma o executivo que atua há 18 anos como diretor de TI da maior revendedora de pneus Pirelli da América Latina.

Apoio do CEO

Contar com o suporte do presidente da empresa é fundamental para ter sucesso em diversas iniciativas, incluindo as de tecnologia. No entanto, uma falha de comunicação pode causar conflitos entre CEO e CIO e minar importantes projetos. Para evitar esse tipo de impasse, é importante estabelecer uma gestão da TI que se comunique menos por meio da linguagem operacional e mais a partir da linguagem do negócio voltada a processos e geração de valor.

Há 35 anos atuando no mercado de varejo, atacado, postos de combustível e transportes em Minas Gerais, o Grupo ABC investe constantemente em inovação para continuar a crescer. A equipe de TI da companhia tem total apoio do CEO para atuar não só com a operação de sistemas como acompanhando todas as áreas de negócio da empresa.

“Temos um respaldo muito grande do CEO e de toda a empresa, o que vemos como valor para nosso crescimento. Recebemos uma verba anual que fica a nosso critério para utilização”, conta Nascimento, em relação ao budget de TI. O executivo acrescenta ainda que, como CIO, tem o papel de integrar a empresa e os negócios. “Somos um elo entre o cliente e a parte operacional. Temos de buscar sempre inovar para que a empresa não fique parada no tempo.”

Na Totvs, de acordo com Mara, não é diferente. “Por ser uma empresa de tecnologia, o nosso CEO tem bastante claro o papel de um CIO, o que facilita muito o trabalho da TI. Contamos com um forte patrocínio que acaba refletindo em todos os outros times”, declara, acrescentando que em 2017 a TI teve um papel fundamental na entrega de um ambiente de trabalho transformado, com uma série de atributos digitais. “Não tem como ficar de fora da transformação digital. Ela já é uma vertente integrada ao dia a dia na empresa e na forma de se relacionar com os clientes”, finaliza.

Tags:
TI de Negócios
Em alta

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização
Em alta

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs
Em alta

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados