Novas tecnologias promovem salto dos negócios no ecossistema Cisco

Empresa apontou em encontro para parceiros que multicloud, reinvenção da rede, segurança, dados e experiência do usuário são pilares desse impulso

Author Photo
8:54 am - 18 de abril de 2018

“It’s time to rise.” Foi com essa mensagem que a Cisco deu início ao Cisco Partner Connection Week, evento anual da empresa realizado nesta semana em Nassau, Bahamas, que reúne parceiros de todo o mundo. O mote está em linha com a estratégia da empresa de ajudar seu ecossistema a promover um verdadeiro salto nos negócios.

“Esse é o momento ideal. Empresas estão imersas em complexidade, mas querem extrair mais valor dos investimentos feitos. Temos uma oportunidade única de entregar inovação. Você está pronto?”, provocou Nirav Sheth, vice-presidente de Arquiteturas, Soluções e Engenharia de Global Partner Organization da Cisco.

Ruba Borno, vice-presidente de Iniciativas de Crescimento da Cisco, sucedeu Nirav endossando as mudanças do mercado. “Estamos definitivamente na era digital. Carros autônomos, blockchain e cirurgia robótica já fazem parte da nossa vida. Do ano passado para cá, 400 milhões de pessoas tiveram acesso à web, 14 bilhões de dispositivos passaram a estar conectados na rede e US$ 11 bilhões foram investidos em inteligência artificial”, enumerou.

Nos próximos cinco anos, projeções da empresa mostram uma aceleração da transformação. Serão 27 bilhões de dispositivos conectados, 83% das cargas de trabalho na nuvem e os datas centers ampliarão em 390% sua capacidade de storage. Um cenário complexo? Sem dúvidas, mas que demanda preparação desde já não só na infraestrutura das empresas, como também na cultura.

Na estratégia na Cisco, explicou Ruba, essas tendências estão pautadas em cinco pilares: segurança, reinvenção da rede, multicloud, dados e experiência do usuário. “Essa é uma grande oportunidade para parceiros. São investimentos que estão sendo feito pelas companhias”, comentou ela.

Ruba explicou cada um dos pilares, começando por segurança, mas alguns destaques ficam evidentes. Segundo ela, a Cisco identifica, por dia, 20 bilhões de ameaças e cerca de 70% dos ataques usam tráfico encriptado e as tecnologias da fabricante identificam malwares sempre precisar descriptá-los.

“Um exemplo foi o que aconteceu no Mobile World Congress deste ano. Fomos responsáveis pelo Wi-Fi da feira, que reúne a comunidade global de telecom. Identificamos que 85% do tráfego era encriptado e tivemos 350 eventos de segurança bloqueados”, detalhou, completando que a Cisco usa machine learning para entender o que é um malware e mitigá-lo rapidamente.

Em redes, a executiva contou que a empresa trabalhou nos últimos anos para automatizá-la, levando mais inteligência a ela. Com relação à nuvem, Ruba comentou que a proposta da empresa é garantir a simplificação, ajudando clientes a navegar pelas cloud públicas e privadas com facilidade. “Dos 94% daqueles que usam cloud, apenas 11% acreditam que ela otimiza o trabalho. Por que? Porque o ambiente é complexo”, justificou.

*A jornalista viajou a Nassau (Bahamas) a convite da Cisco

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.