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Nova solução em nuvem da Microsoft capacita clientes para redução de emissões de carbono

As empresas de tecnologia têm investido em soluções de sustentabilidade para atingir suas metas de redução de carbono e auxiliar seus clientes neste mesmo processo, à medida que o mercado exige cada vez mais das organizações práticas de ESG. Nesta quarta-feira (14), durante o Inside Microsoft, a gigante de tecnologia anunciou sua nova oferta de nuvem que se soma a essa missão, o Microsoft Cloud for Sustainability, uma solução que irá ajudar os clientes a medir, compreender e controlar suas emissões de carbono.

De acordo com pesquisa da Accenture, 94% dos principais CEOs citam a sustentabilidade como importante ou muito importante para o sucesso futuro de seus negócios. Judson Althoff, vice-presidente executivo e diretor Comercial da Microsoft, escreveu em postagem do blog da empresa que a nova oferta de nuvem em visualização resolverá um problema que está no “topo da lista de prioridades de cada cliente agora”.

“As organizações precisam ser capazes de registrar sua pegada ambiental, relatar às partes interessadas, reduzir o uso de recursos, remover sua pegada por meio de compensações de carbono ou reciclar e substituir recursos de grande pegada por outros de baixa pegada”, escreve Althoff.

O Microsoft Cloud for Sustainability foi projetado para ajudar as empresas a assumir o controle de suas iniciativas ambientais, segundo o executivo. A solução fornece um conjunto de insights integrados e automatizados para as organizações para acelerar cada etapa da jornada de sustentabilidade.

Para isso, a solução inclui ofertas de software como serviço (SaaS) que podem descobrir e se conectar a fontes de dados em tempo real, acelerar a integração de dados e relatórios, fornecer contabilidade de carbono precisa, medir o desempenho em relação às metas e permitir insights inteligentes para as organizações tomarem medidas mais eficazes.

Segundo Althoff, com o Microsoft Cloud for Sustainability, os CIOs poderão relatar facilmente as emissões de carbono de TI da nuvem, dispositivos e aplicativos como parte da pegada ambiental de seu departamento. Eles poderão então conectar suas fontes de dados de emissões em uma visualização para relatórios.

As empresas também poderão oferecer a seus clientes um scorecard de sustentabilidade para acompanhar o progresso em relação às suas metas de redução de emissões de carbono, incluindo as emissões do escopo 1-3, ou seja, emissões de fontes próprias da empresa, emissões de energia comprada e todas as outras emissões. Além de localizar áreas de emissão específicas e rastrear se estão cumprindo suas metas de redução de emissões.

“Em algum nível, todos os setores estão passando por uma transformação digital sustentável. Vemos clientes de serviços financeiros usando dados e IA para avaliar seu progresso em investimentos ambientais, sociais e de governança (ESG) e avaliar sua exposição ao risco climático. Os clientes de manufatura estão mudando de ativos inteligentes para fábricas inteligentes e para gêmeos digitais de todas as suas operações, permitindo a otimização em tempo real e desbloqueando novos insights baseados em dados para reduzir as emissões de carbono em suas operações e cadeias de suprimentos”, escreve Althoff.

“As empresas de varejo estão levando seu trabalho de gerenciamento e otimização da cadeia de suprimentos e aplicando-o para rastrear a pegada de carbono dos produtos da fazenda à mesa, do campo à fibra ao consumidor, e tudo mais para reduzir suas emissões e entregar produtos direcionados aos clientes”, finaliza.

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