Nova rede atesta foco da Cisco em desenvolvimento interno

Author Photo
9:18 am - 29 de junho de 2017

A estratégia de aquisições de empresas emergentes acompanha a história da Cisco. Desde setembro de 1993, quando realizou a compra da Crescendo Communications, a empresa soma 146 aquisições (de acordo com lista publicada em seu site), sendo a última delas a intenção de compra da fornecedora de plataforma da IoT MindMeld, anunciada em maio deste ano.

Trata-se de um caminho claro para agregar inovações. Não que a estratégia está sendo deixada de lado, mas o movimento agora é incentivar e promover o desenvolvimento interno. Um exemplo disso – e que orgulha os líderes da Cisco – é o novo conceito de rede intuitiva apresentado como a “nova era das redes” e principal atualização da história da companhia. Foram mais de 3 mil engenheiros Cisco envolvidos no desenvolvimento do projeto.

“Vamos continuar a fazer aquisições, que são certamente uma estratégia importante para o que fazemos mas queremos fomentar a inovação interna. Isso é um esforço que o Chuck (Robbins, CEO) e todos nossos times estão trabalhando. Queremos ter certeza de que temos muitos desenvolvimentos internos indo para o mercado, ao mesmo tempo de olho em aquisições”, afirmou Suse Wee, CTO do Cisco DevNet.

No caso da “Network.Intuitive”, David Ward, CTO de engenharia e líder de arquitetura, comenta que foram agregadas diversas tecnologias, muitas delas oriundas de aquisições, mas que funcionam como plataformas, enquanto a grande maioria dos códigos contou com esforços internos. “Sempre iremos utilizar todas as ferramentas disponíveis no nosso portfólio.”

Em paralelo ao foco interno e de aquisições, a Cisco destaca outras duas frentes para manter produtos inovadores no mercado: parcerias com grandes players, como a anunciada com a Apple, que visa ampliar a colaboração entre soluções Cisco e dispositivos iOS, além de reforçar a segurança nas redes; e também o investimento em startups. Segundo Robbins, já foram investidos US$ 3,2 bilhões em empresas early stage.

*O jornalista viajou a Las Vegas (EUA) a convite da Cisco

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.