Nova espaçonave tripulada da SpaceX deverá ser prioridade da empresa

A ambição da empresa é fazer da Starship um foguete reutilizável mais parecido com um voo comercial, levando até 100 pessoas ao espaço.

Author Photo
2:00 pm - 15 de junho de 2020

Há um pouco mais de uma semana, a SpaceX lançou seu primeiro foguete tripulado. Após garantir que tudo corra bem com o retorno da cápsula Crew Dragon da Estação Espacial Internacional, a empresa deverá investir seu foco no desenvolvimento da Starship, sua espaçonave de próxima geração, de acordo com um e-mail de Elon Musk, CEO e fundador da SpaceX, divulgado pela CNBC.

Sua empresa espacial levou dois astronautas da NASA em 30 de maio, marcando um momento histórico para a SpaceX e um passo crucial para o programa espacial dos EUA.

Um foguete SpaceX Falcon 9 e a cápsula Crew Dragon levaram os astronautas para orbitar e para a Estação Espacial Internacional. Essa missão está em andamento, como observou Musk, com a espaçonave pronta para devolver os astronautas à Terra nos próximos dois meses, segundo a CNBC.

Musk apresentou no ano passado o protótipo do foguete Starship, construído em aço inoxidável e superando as naves espaciais existentes da empresa.

O foguete deverá ser totalmente reutilizável e lançar até 100 pessoas por vez em missões na Lua e Marte, um foguete mais parecido com um avião comercial, com curtos tempos de resposta entre os voos, diz a CNBC.

Mas o programa de desenvolvimento da Starship sofreu vários reveses dramáticos e Musk, no e-mail, declarou ser a nova “principal prioridade da SpaceX”. Musk disse no e-mail aos seus funcionários que acelerassem o desenvolvimento do foguete “de forma dramática e imediata”.

O Starship está em desenvolvimento em um local de produção e teste da SpaceX em Boca Chica, Texas, desde 2019, e também estava sendo originalmente desenvolvida por uma segunda equipe em paralelo na Flórida.

A SpaceX combinou os esforços e construiu protótipos focados no Texas no final do ano passado e vem construindo vários protótipos de Starship usando um modelo de resposta rápida.

O programa Starship viu os protótipos passarem por vários marcos críticos, mas a SpaceX ainda não começou a testar seus projetos mais recentes. Um protótipo anterior, conhecida como Starhopper, concluiu um breve teste de lançamento e pouso em agosto.

A SpaceX construiu veículos de teste em grande escala, mas cada um deles até agora sucumbiu a alguma falha durante o teste, em qualquer um de seus compartimentos de combustível durante o teste de pressão ou, mais recentemente, logo após um teste estático de incêndio de seu motor. A SpaceX agora está montando o SN5, o quinto protótipo da Starship, para continuar seus testes – mesmo enquanto o SN6 e o SN7 também estão em construção.

Eventualmente, a SpaceX quer substituir o Falcon 9 e o Falcon Heavy pelo Starship, o que deve reduzir os custos, unificando suas linhas de produção e oferecendo total reutilização.

Musk diz no e-mail visto pela CNBC que os funcionários da SpaceX devem “considerar gastar um tempo significativo” em seu local de desenvolvimento em Boca Chica para ajudar no desenvolvimento do foguete.

A empresa agora tem um pouco mais de tempo para impulsionar o desenvolvimento da Starship, já que foi selecionada como um dos três fornecedores dos contratos de pousos lunares humanos da NASA, com a Starship planejando atuar como um sistema de transporte de última milha para levar astronautas do Lunar Gateway da NASA para a superfície da lua.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.