Nova assistente de escrita inteligente homenageia Clarice Lispector

Lançada no centenário da escritora, Clarice.ai utiliza IA para apontar erros ortográficos, excesso de adjetivos e até mesmo frases mal estruturadas

Author Photo
7:29 pm - 10 de dezembro de 2020

Uma nova ferramenta de correção de texto inteligente – e em língua portuguesa – chega ao mercado nesta quinta-feira (10/12). A data de lançamento oficial não é coincidência. Batizada de Clarice.ai, a plataforma homenageia a escritora Clarice Lispector e é lançada na data que ela completaria 100 anos. Idealizada por Felipe Iszlaji e Lucas Spreng, a plataforma oferece recursos, segundo seus criadores, para além das correções gramaticais que os corretores tradicionais, até então, disponibilizam.

Leia também: Como a cloud computing e a IA tem revolucionado a astronomia?

O serviço trabalha com inteligência artificial e é alimentada com diversos manuais de escrita para ter uma base para sugerir correções de estilo, estrutura de frase, entre outros problemas textuais. “São mais de 80 desvios que ela consegue reconhecer”, explica Iszlaji. Dentre eles, excessos de advérbios, adjetivos e palavras de ligação (como a preposição “de”), grandes sequências de substantivos, frases muito longas, entre outros “desvios”.

A plataforma entrou em funcionamento, em versão beta, em abril deste ano e conta atualmente com mais de 700 usuários. São eles que também contribuem com avaliações e ajudam a Clarice.ai a se aperfeiçoar via Machine Learning. Esse exercício permite que o programa aprenda conforme as aceitações, as recusas e as sugestões dos beta testers. Até então, a versão pré-lançamento conta com uma precisão de 75%, segundo análises.

Iszlaji vislumbra um mercado receptivo para o lançamento. “Hoje há mais de 100 mil redatores trabalhando com marketing de conteúdo sem ferramentas de auxílio para a sua profissão”, afirma. “Há outras plataformas similares em outros países, mas Clarice.ai é a primeira no Brasil”, ressaltou.

Como funciona a Clarice.ai

Ao acessar a plataforma, o usuário submete o texto e as correções e sugestões de melhorias aparecem. Ele tem a possibilidade de aceitar as recomendações, alterar manualmente os trechos apontados como desvios, aprovar ou não as correções e comentar se concorda com as alterações propostas, de forma que a máquina aprenda e se aperfeiçoe à medida que os usuários vão utilizando-a de forma interativa.

A plataforma conta com as versões gratuita e paga, além de um plugin para a ferramenta Google Docs. A expectativa é que o projeto identifique mais de 300 desvios – ante os 80 atuais – daqui a dois anos. Em 2021, seus idealizadores buscam lançar o serviço digital no mercado B2B, para empresas. “A Clarice.ai reconhecerá os termos que a empresa não gosta, seguindo o manual de estilo da marca”, projeta Iszlaji.

A versão teste da ferramenta já é utilizada por profissionais da Rock Content, uma das maiores plataformas de conteúdo do País. A Clarice.ai está disponível para desktop, mas também pode ser acessada via web mobile, com o modo edição
desabilitado.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.