Nokia e Vale vão criar serviço de monitoramento cognitivo de redes em minas

Acordo entre Vale e Nokia Bell Labs é novo passo de parceria antiga e quer melhorar desempenho e segurança na mineração

Author Photo
3:17 pm - 15 de outubro de 2024
Mina de Carajás da Vale, no Pará. Foto: Shutterstock

A unidade de pesquisa da Nokia, chamada Nokia Bell Labs, e a mineradora Vale anunciaram na semana passada um acordo para desenvolver um serviço de monitoramento cognitivo de rede. A expectativa é alcançar melhor desempenho, confiabilidade e segurança das operações de mineração.

O acordo é uma extensão de uma parceria já existente entre as organizações na mina de minério de ferro em Carajás. A tecnologia promete criar redes que podem detectar e agir antecipadamente, permitindo a comunicação de missão crítica em ambientes de alto risco.

O serviço de monitoramento cognitivo de rede vai usar dados dos sistemas de produção, como caminhões de transporte e perfuratrizes autônomas, correlacionando-os com KPIs da rede.

Leia também: SpaceX realiza captura inédita de propulsor em teste com Starship

“A conectividade é um fator chave para aprimorar nossas operações na Vale (…). Ao integrar tecnologias avançadas de conectividade com os Nokia Bell Labs, um de nossos parceiros, garantimos processos mais robustos e consistentes entre os grupos de TI e operações, implementamos monitoramento em tempo real para um ambiente de trabalho mais seguro e otimizamos processos para reduzir o tempo de inatividade e aumentar a eficiência”, explica em comunicado Mario Azevedo, gerente global de projetos de engenharia e tecnologia da Vale.

A expectativa é que as futuras redes de missão crítica aumentem a produtividade e a segurança, incorporando serviços cognitivos em quase todas as camadas da operação. A parceria visa criar um gêmeo digital para operações conectadas de missão crítica na mina.

“As minas são operações complexas, multi-domínios e com múltiplos stakeholders, onde baixa agilidade e alta incerteza podem impactar significativamente a lucratividade. Os resultados dessa colaboração permitirão a criação de serviços cognitivos que podem melhorar os processos de mineração, a sustentabilidade e a segurança dos trabalhadores”, alegaLelio Di Martino, gerente geral da iniciativa de Mina Digital Cognitiva na Nokia.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.