Mais lidas
1

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização

2

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs

3

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CIO estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  CIO

No mundo pós-covid, organizações terão que revisar modelos de negócios

Organizações deverão reestruturar sua cadeia de suprimentos de acordo com novos comportamentos dos consumidores

Por Leonardo Scudere*
14:05 pm - 25 de maio de 2020
Shutterstock

No mundo pré-covid, o trabalho remoto representava 16% do tempo e era geralmente visto como um tipo de flexibilização das empresas para que os funcionários tivessem mais tempo com suas famílias, geralmente próximo aos fins de semana. Subitamente saltou para 78% e, no primeiro momento, as equipes de TI e gerenciamento de crises simplesmente estenderam os acessos com o objetivo principal de manter as operações sem interrupção e/ou descontinuidade das operações de negócios.

Na medida em que o fator gerador dessa crise não possui uma solução de curto prazo e esse modelo de trabalho remoto consolida-se como o novo formato (total ou híbrido) de condução de negócios e interações profissionais, preocupações mais sérias devem ser abordadas.

Obviamente, os grupos de hackers aumentaram suas ações agressivas (aumento de 400% no número de ataques de malware, em especial contra instituições financeiras) e as empresas são obrigadas a enfrentar um desafio sem precedentes no meio de seus processos de transformação digital: como manter as operações da maneira mais eficiente possível sem comprometer a integridade de todos os tipos de dados e acesso aos aplicativos mais importantes (ativos intangíveis) para os usuários certos que sofrerão profundas transformações?

O pós-Covid acelerará muitas das tendências já em andamento, onde o conceito principal será a velocidade, escala e eficiência dos processos automatizados nas interações. Durante a crise, esses movimentos já estão sendo percebidos em vários setores. Devido as restrições de viagem e maior sensibilidade dos consumidores à proximidade física, os ecossistemas de telemedicina estão se expandindo rapidamente. Nos EUA, a Federal Communications Commission está investindo US$ 200 milhões para aumentar os recursos de conectividade entre pacientes e profissionais de saúde virtuais. Centenas de médicos estão procurando ingressar nessas plataformas para manter seus pacientes atuais devido à restrição drástica de usuários em visitar hospitais por medo de contrair Covid no ambiente. O aplicativo sueco KRY teve um aumento de 200% nos registros de interações virtuais nas últimas semanas.

As cadeias de valor entre múltiplos fornecedores, dentro do conceito de “just-in-time” e globalização, perderão significado, devido à mudança de hábitos do consumidor seja por questões nacionalistas de certos componentes que podem estar em países sob tensões geopolíticas. As grandes multinacionais provavelmente irão reestruturar toda a sua cadeia de suprimentos de acordo com os novos comportamentos dos consumidores no pós-Covid.

Essa reorganização das cadeias de valor também incluirá fornecedores que participam do processo de criação e fabricação de produtos e/ou serviços. Seguindo uma tendência já em direção à personalização de desejos de compras on-line, as empresas devem montar variados mosaicos de fornecedores, combinando itens de avaliação para consumidores finais, possivelmente com algumas opções para o mesmo produto, e tendo seus preços de acordo com essas variáveis.

À medida que as reações dos consumidores se tornam mais claras, associadas a possíveis problemas de menores interações físicas e forte crescimento através das plataformas digitais, será necessário adaptar rapidamente as cadeias de valor para manter sua posição no mercado e níveis de competitividade. As soluções automatizadas de governança de identidade desempenharão um papel crítico por meio de sua capacidade de permitir o acesso correto aos aplicativos e dados necessários para a comunidade de usuários designados associados à rota da cadeia de suprimentos decidida em um curto espaço de tempo. Esta capacidade trará um diferencial competitivo critico.

Na crise pós-financeira de 2008, as instituições que mudaram rapidamente seus modelos de negócios, capturando mais rapidamente as percepções dos clientes, alcançaram uma expansão de 10%, enquanto aquelas que simplesmente procuravam retornar operações idênticas à pré-crise sentiram uma retração de 15%, além de extensos processos de redução de funcionários. A tendência para a automação já estava em andamento no pré-Covid, onde várias pesquisas indicaram que uma média de 60% dos empregos sofreria alterações de cerca de 30% na dinâmica de suas tarefas, o que afetaria entre 400 a 800 milhões de empregos até 2030.

Após a perturbação drástica que estamos enfrentando, é improvável que os modelos de negócios voltem como estavam no mundo pré-covid. Mesmo sua solução, através da disponibilidade da vacina ou de medicamentos adequados, os distúrbios da crise permanecerão para sempre na mente de todos nós. Para a maioria das empresas, a única opção de sobrevivência é acelerar seus processos de transformação digital.

Quando o explorador Ernest Henry Shackleton executou a Expedição Imperial Transantártica (1914–17), nada saiu como planejado, com o navio Endurance sendo preso no gelo e posteriormente esmagado lentamente antes mesmo que a tripulação conseguisse chegar a terra firme. Uma série de explorações se seguiu e um resgate extremo sem, no entanto, perdas humanas, o que daria status de herói a Shackleton por sua capacidade de preservar o bem-estar de todos os seus homens.

Shackleton enfrentou um novo problema para o qual não havia solução planejada. Sua grande capacidade de coragem para liderança e resiliência fez com que ele e toda a equipe passassem por algo sem precedentes e desafiadores até o limite da perda de vidas. Como a necessidade é a mãe da inovação, os líderes empresariais inteligentes certamente encontrarão esse novo caminho e vencerão a crise mais fortes e ganharão uma vantagem competitiva em seus segmentos de mercado, o que dificilmente conseguiria com a rapidez e dimensão no ambiente pré-covid.

*Leonardo Scudere é Diretor Regional, Latin America na SailPoint Technologies

Tags:
COVID-19
Em alta

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização
Em alta

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs
Em alta

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados