No Brasil, 15% menos mulheres do que homens acessam um smartphone

Diferença está acima da média global e que a dos países em desenvolvimento, onde a probabilidade de mulheres possuírem aparelhos móveis

Author Photo
2:05 pm - 23 de maio de 2018

É 15% menos provável que uma mulher possua um smartphone do que um homem no Brasil. A diferença está acima da média global e que a dos países em desenvolvimento, onde a probabilidade de mulheres possuírem aparelhos móveis é 10% menor do que a dos homens. Os dados são do relatório The Mobile Gender Gap Report 2018, da GSMA (associação global do ecossistema móvel), apresentado hoje durante o Painel Telebrasil.

O relatório aponta, ainda, que as mulheres brasileiras utilizam a internet móvel 2% menos do que os homens em zonas urbanas. Nas áreas rurais, em compensação, essa diferença sobe para 32%, ultrapassando a média global de 26%.

“As TIC fornecem um apoio inestimável ao desenvolvimento socioeconômico dos países, e o trabalho para o empoderamento das mulheres inevitavelmente nos levará a pensar em uma dimensão digital. A GSMA está empenhada em colaborar para abordar esta questão, trabalhar com seus membros e com outros para conectar todos e tudo a um futuro melhor”, disse Paula Ferrari, diretora regional de Marketing da GSMA para a América Latina, ao abrir o diálogo.

De acordo com a executiva, as seis principais barreiras de acesso à tecnologia digital para as mulheres são acessibilidade a terminais, dados e tarifas; acessibilidade à cobertura de rede e eletricidade; proteção contra roubo e fraudes ao utilizar o telefone celular; usabilidade dos terminais e serviços e conhecimento para utilizá-los; cultura, estereótipos e normas sociais; e conteúdos relevantes.

O relatório também inclui os seguintes levantamentos:

89% das mulheres disseram que o celular permite que elas entrem em contato com amigos e familiares

74% das mulheres disseram que, com o celular, economizam tempo

68% das mulheres disseram que se sentem mais seguras com um celular

58% das mulheres disseram se sentir mais autônomas e independentes

60% das mulheres em 10 dos 11 países disseram que ter um telefone celular economiza dinheiro

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.