Notícias

Nível de confiança dos profissionais para o mundo pós-pandemia aumenta

Trabalhar durante a pandemia não é fácil. No entanto, após quase seis meses de quarentena e com o regime home office normalizado por muitas empresas, o ânimo dos profissionais anda positivo sobre o futuro. A descoberta foi constatada pelo Índice de Confiança Robert Half, estudo desenvolvido para monitorar o sentimento dos profissionais. O levantamento mensura se os participantes estão otimistas ou pessimistas com relação à situação atual do mercado de trabalho e da economia.

Em relação aos resultados da pesquisa, o mercado de trabalho para profissionais qualificados mostra sinais de retomada, após forte queda na confiança no início da pandemia do Covid-19. A expectativa para a situação futura retomou o patamar otimista (acima dos 50 pontos) e se mantém acima da média histórica do índice. Em relação a situação atual, o mercado também apresentou viés mais otimista, com 30,2 pontos.

O fato da reabertura da economia em boa parte do país estar acontecendo, aliado à certeza de que nada será como antes e de que essa é uma nova realidade que teremos que encarar, trouxe novo fôlego e mexeu com a confiança dos profissionais e executivos brasileiros.

Veja também: 3 passos para alcançar diversidade na sua empresa

Especialistas da Robert Half apontam que, depois do susto e pessimismo do início da pandemia, vieram a acomodação e a perspectiva de que a economia vai se recuperar, ainda que não saibamos como. Assim, a confiança que estava abalada durante a pandemia volta a se elevar. Além disso, o período mostrou a resiliência do empresário e do profissional brasileiro, capazes de se adaptarem a cenários adversos e a encararem as mudanças.

Contratações no segundo semestre

O segundo semestre, assim como o primeiro, deverá passar de forma veloz. Assim, é recomendável ser estratégico e
planejar ações desde já com relação aos negócios e também com relação à equipe, para garantir um time de alto nível
e a consistência na entrega de resultados. Uma vez que o processo de recuperação se inicie, as empresas mais preparadas serão as que voltarão a contratar.

Para aqueles que estão em busca de recolocação, planejamento também é essencial. Esteja atento às exigências das empresas nesta nova realidade. Agora, se o cenário é de incertezas e fazer planos de longo prazo ainda é um desafio, pense em novas possibilidades de ampliar a força de trabalho.

Uma alternativa é considerar a alocação de mão de obra temporária. A contratação para projetos temporários pode ser a melhor opção para a empresa em muitas ocasiões, no acréscimo da força de trabalho em períodos de mais demanda, na substituição de profissionais em ausências programadas e na admissão de um gerente ou diretor para o desenvolvimento de um novo projeto.

Para os profissionais, a aquisição de experiência, o aprimoramento da rede de contatos (networking), a flexibilidade e a troca de conteúdo com outros colaboradores estão entre as principais vantagens do trabalho por projetos.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

2 dias ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

2 dias ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

2 dias ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

2 dias ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

2 dias ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago