Nível de confiança dos profissionais para o mundo pós-pandemia aumenta

Expectativa para futuro retomou o patamar otimista e se mantém acima da média histórica

Author Photo
11:55 am - 10 de setembro de 2020

Trabalhar durante a pandemia não é fácil. No entanto, após quase seis meses de quarentena e com o regime home office normalizado por muitas empresas, o ânimo dos profissionais anda positivo sobre o futuro. A descoberta foi constatada pelo Índice de Confiança Robert Half, estudo desenvolvido para monitorar o sentimento dos profissionais. O levantamento mensura se os participantes estão otimistas ou pessimistas com relação à situação atual do mercado de trabalho e da economia.

Em relação aos resultados da pesquisa, o mercado de trabalho para profissionais qualificados mostra sinais de retomada, após forte queda na confiança no início da pandemia do Covid-19. A expectativa para a situação futura retomou o patamar otimista (acima dos 50 pontos) e se mantém acima da média histórica do índice. Em relação a situação atual, o mercado também apresentou viés mais otimista, com 30,2 pontos.

O fato da reabertura da economia em boa parte do país estar acontecendo, aliado à certeza de que nada será como antes e de que essa é uma nova realidade que teremos que encarar, trouxe novo fôlego e mexeu com a confiança dos profissionais e executivos brasileiros.

Veja também: 3 passos para alcançar diversidade na sua empresa

Especialistas da Robert Half apontam que, depois do susto e pessimismo do início da pandemia, vieram a acomodação e a perspectiva de que a economia vai se recuperar, ainda que não saibamos como. Assim, a confiança que estava abalada durante a pandemia volta a se elevar. Além disso, o período mostrou a resiliência do empresário e do profissional brasileiro, capazes de se adaptarem a cenários adversos e a encararem as mudanças.

Contratações no segundo semestre

O segundo semestre, assim como o primeiro, deverá passar de forma veloz. Assim, é recomendável ser estratégico e
planejar ações desde já com relação aos negócios e também com relação à equipe, para garantir um time de alto nível
e a consistência na entrega de resultados. Uma vez que o processo de recuperação se inicie, as empresas mais preparadas serão as que voltarão a contratar.

Para aqueles que estão em busca de recolocação, planejamento também é essencial. Esteja atento às exigências das empresas nesta nova realidade. Agora, se o cenário é de incertezas e fazer planos de longo prazo ainda é um desafio, pense em novas possibilidades de ampliar a força de trabalho.

Uma alternativa é considerar a alocação de mão de obra temporária. A contratação para projetos temporários pode ser a melhor opção para a empresa em muitas ocasiões, no acréscimo da força de trabalho em períodos de mais demanda, na substituição de profissionais em ausências programadas e na admissão de um gerente ou diretor para o desenvolvimento de um novo projeto.

Para os profissionais, a aquisição de experiência, o aprimoramento da rede de contatos (networking), a flexibilidade e a troca de conteúdo com outros colaboradores estão entre as principais vantagens do trabalho por projetos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.