Ninguém inova trabalhando de segunda a sexta-feira

Qual o segredo para mudar o mindset de uma empresa? Como trazer inovações ao dia a dia? Para muitos, parte da solução seria dedicar horas extras de trabalho, incluindo até mesmo os finais de semana para pensar em novas ideias. Ou seja, ir além das demandas do dia a dia e encontrar tempo disponível para viabilizar novos projetos.

Para André Damiano, CIO e CDO da VR Benefícios, ninguém consegue inovar ao trabalhar de segunda a sexta-feira. Em outras palavras, as demandas diárias ocupam tanto nosso tempo que fica praticamente impossível “sair da caixa”. “Se trabalho de segunda a sexta, eu paro no mundo. Você fica tão viciado em uma entrega, em uma dificuldade, que não tem tempo para inovar”, afirmou Damiano, durante participação no IT Forum+ 2017, encontro promovido pela IT Mídia nesta semana na Praia do Forte, Bahia.

Por isso, o executivo conta que a VR está mudando o formato. “Estamos implementando trabalho apenas de segunda a quinta-feira. Sexta-feira é o dia de inovar, de pensar com nossos pares o que está acontecendo no mundo. Estamos colocando esse conceito para inovar”, conta.

A ação faz parte da estratégia de Damiano de liderar o processo de inovação da empresa. O executivo assumiu o desafio na companhia há seis meses e busca sair do status quo e fazer de fato uma transformação digital.

“O novo CIO hoje é muito mais do que uma pessoa de negócios. Ele fala de negócios e usa tecnologia para alavancar os negócios e trazer novas receitas. Isso faz todo sentido para nós hoje. Se não criar uma interlocução com as áreas de negócios, não consegue inovar”, opina

Por isso, o Damiano conta que, ciente dos desafios de fomentar a inovação, procurou se aliar aos negócios. “Sentei com os negócios e comecei a falar a língua deles. Quebrar a barreira, me aliei e trouxe negócio para juntar com a tecnologia. As coisas passaram a caminhar dessa forma. É essa mudança que precisa ter no mindset para inovar.

Inovação no dia a dia

Em busca de novos produtos e soluções, diversas empresas têm investido esforços na criação de áreas específicas de inovação, à parte do setor de TI. André Petenussi, diretor de TI da Netshoes, afirma que trata-se de uma estratégia de empresas tradicionais, mas que não se aplica no seu caso, em uma companhia de e-commerce, já nascida na era digital.

“É preciso que o time inove no dia a dia e consiga fazer evolução dos produtos e negócios diariamente e não ter uma área para pensar só nisso. Ter uma área separada da tecnologia é muito ausente.”

Para o executivo, o segredo da inovação é contar com times engajados, motivos e com autonomia, que tratem a inovação como resultado final. “É preciso criar inovação no dia a dia, não apenas para mostrar para o investidor ou para o mercado”, declara.

Recent Posts

Ashwin Ballal assume como CIO da Freshworks

Com mais de três décadas de experiência em liderança em tecnologia e estratégia de negócios,…

8 horas ago

Com expectativa de crescer 86% em 2024, Engemon IT amplia suas operações

A Engemon IT inaugurou recentemente um novo escritório operacional em Alphaville, SP. A escolha da…

8 horas ago

Mais de 70% dos profissionais de TI já usam IA: de vilã com potencial de substituir colaboradores a uma eficiente assistente

A Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma poderosa aliada no ambiente de trabalho.…

9 horas ago

Microsoft apresenta nova categoria de PCs com Windows focados em IA

A Microsoft lançou uma nova categoria de PCs com Windows projetados para Inteligência Artificial (IA),…

10 horas ago

Aquisição da VMware pela Broadcom traz mar de oportunidades não só para Nutanix

A aquisição da VMware pela Broadcom tem gerado diversas discussões e análises sobre seus impactos…

11 horas ago

Empresas brasileiras listam benefícios de contar com estruturas hiperconvergentes

Durante o Next 24, realizado pela Nutanix, em Barcelona*, na Espanha, o IT Forum ouviu…

12 horas ago