Notícias

Neymar, Messi ou Cristiano Ronaldo: que tipo de estagiário sua empresa procura?

Raciocínio rápido como o camisa 10 da Seleção Brasileira Neymar ou força mental como o astro português Cristiano Ronaldo? Que tipo de perfil é ideial para sua empresa contratar um estagiário?

A Page Talent, unidade de negócios da Page Personnel dedicada ao recrutamento de estagiários e trainees, parte do PageGroup, listou o perfil de atuação de alguns dos principais jogadores das seleções que disputarão a Copa do Mundo na Rússia e como essas características podem ajudar a identificar o estagiário ideal para cada companhia.

De acordo com Ricardo Haag, diretor da Page Talent, nem sempre os melhores serão os candidatos ideais para formar um bom time. “Quando falamos em craques excepcionais, como Messi, Cristiano Ronaldo ou Neymar, fica parecendo que o ideal seria reunir eles numa mesma equipe. Tanto em uma equipe de futebol como em uma empresa, o ideal é condensar e equilibrar com diferentes perfis técnicos e comportamentais. Estilos diferenciados é que ajudam e complementam eventuais defasagens de cada pessoa. A mescla de talentos é o melhor caminho” explica a executiva.

Confira os perfis:

Neymar (Brasil)

O jogador é reconhecido por seu talento e personalidade extrovertida, levemente provocadora. É muito conectado às redes sociais e pouco afeito a temas que não sejam de seu campo de trabalho/interesse.

Perfil de atuação: É capaz de cumprir com muita qualidade as tarefas que lhe são determinadas, porém, quase sempre irá impor o seu estilo pessoal nas atividades. Procura adequar o trabalho ao seu temperamento e não o contrário. É rápido, original, muito bom de trabalho em equipe, não questiona as lideranças, mas é extremamente preocupado com a sua imagem.

Cristiano Ronaldo (Portugal)

O camisa 7 da seleção portuguesa é um exemplo universal de dedicação ao trabalho, obsessão por autodesenvolvimento e inquestionável poder de superação. É extremamente focado.

Perfil de atuação: imprime sua força mental em tudo e questiona lideranças ao receber orientações que não apresentem resultados práticos. É bom de equipe, extremamente vaidoso e feroz defensor de suas próprias virtudes.

Lionel Messi (Argentina)

O craque argentino é um exemplo universal de talento prodígio, com habilidades inconfundíveis e poder de execução impressionante. Aprende rápido, se adapta facilmente às dificuldades, mas vive em seu mundo particular. É fechado (mais do que reservado) e não abre mão de seu estilo.

Perfil de atuação: altamente técnico, dispensa orientações e não gosta muito de atuar em funções diferentes das que ele executa tão bem. Não tem problemas com lideranças, não é propositivo e dificilmente oferecerá feedbacks para melhoria dos projetos ao seu redor. É discreto no convívio em equipe. Não expõe os erros alheios e também não rende bem quando é exposto.

Kevin De Bruyne (Bélgica)

O meia da seleção belga é muito eficiente, altruísta e discreto. Gosta de fazer os companheiros brilharem. É um exímio talento para o trabalho em equipe e ainda assim consegue ter boa capacidade de liderança.

Perfil de atuação: é muito ágil, organizado, concentrado e resiliente e não faz o tipo conectado. Se expressa muito bem, mas certamente não é indicado para cobrar outras pessoas, pois seu perfil é voltado para o conceito de cooperação. É capaz de melhorar o rendimento dos profissionais à sua volta.

Paul Pogba (França)

O francês é quase um emoji humano: é um símbolo excepcional de empatia e compatibilidade com a geração Z: é conectado, estiloso, marrento, irreverente, festivo, mas muito competente e técnico.

Perfil de atuação: expansivo, levemente abusado, mas muito forte no cumprimento de tarefas, tem enorme vigor físico e mental, ótimo para trabalhos em equipe, é bastante criativo e personalista. Não se enquadra em nenhuma formalidade, porém, cativa às pessoas com sua personalidade exuberante.

Toni Kroos (Alemanha)

O meia da seleção alemã, diferentemente de Pogba, é quase uma antítese (no sentido positivo do termo) da geração Z: é discreto, formal, clássico, calado, mas absolutamente eficiente, concentrado. Ótimo no trabalho em equipe e muito bom para oferecer insights e feedbacks. É exigente e, ao mesmo tempo, sereno.

Perfil de atuação: um líder em potencial, demonstra grande poder de organização, análise, respeito às regras impostas e ao clima estabelecido. Não é criativo. Mas compensa com a técnica apurada, tem a mente preparada para explicar detalhadamente tudo o que faz. É calado, mas receptivo ao diálogo.

Recent Posts

Com R$ 100 milhões em investimento, Genial atualiza app para unificar serviços financeiros

A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…

5 horas ago

Vício nas redes: UE apura riscos do Instagram e Facebook para jovens

A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…

7 horas ago

Abalo na liderança da OpenAI: Jan Leike também se demite

A OpenAI enfrenta mais uma reviravolta em sua liderança com a renúncia de Jan Leike,…

9 horas ago

Após dois anos, Jeff Bezos enviará turistas ao espaço neste fim de semana

A Blue Origin, empresa aeroespacial liderada pelo bilionário Jeff Bezos, está pronta para retomar seu…

9 horas ago

Análise preditiva e inteligência artificial ganham importância nos orçamentos de empresa, aponta estudo

Mais de 60% das empresas estão ampliando os orçamentos destinados à análise preditiva e à…

10 horas ago

5 cursos gratuitos na área de tecnologia para aprimorar o currículo

Em um mercado de trabalho dinâmico e altamente competitivo, manter-se atualizado e adquirir novas habilidades…

10 horas ago