NetGlobe atualiza as comunicações digitais e de videocolaboração da Via Varejo

A aproximação da varejista com seu público interno estratégico, espalhado por diversas localidades, facilita a comunicação entre os profissionais por meio de videocolaboração

Author Photo
12:00 pm - 12 de março de 2018
O uso de comunicações digitais e de videocolaboração na Via Varejo O uso de comunicações digitais e de videocolaboração na Via Varejo

A Via Varejo, empresa responsável pela administração de duas importantes marcas o varejo brasileiro, Casas Bahia e Pontofrio, aposta na NetGlobe como sua parceira para melhorar a produtividade e o foco de seus colaboradores, diminuindo os deslocamentos físicos de seus profissionais para a realização de reuniões e treinamentos e reduzir os custos de viagens com videocolaboração.

A solução utilizada é a NetGlobe Video Cloud, plataforma de videocolaboração que permite conectar pessoas usando qualquer dispositivo, em qualquer lugar com acesso à internet, o que ainda intensificou a comunicação interna, a assertividade e o processo de tomadas de decisões da empresa. A Via Varejo está presente em mais de 400 municípios brasileiros, 20 Estados e no Distrito Federal, com mais de 950 lojas e cerca de 50 mil colaboradores. A empresa tem sede administrativa em São Caetano do Sul (SP), e posiciona-se como uma das maiores varejistas de eletroeletrônicos do mundo.

Um conjunto de soluções de conferência e colaboração oferecidas no modelo “como serviço” (SaaS e HaaS), a NetGlobe Video Cloud foi escolhida por ser uma solução em nuvem privada que permite agrupar, em uma única reunião e por vídeo, participantes usando as mais diversas plataformas e integrando de maneira perfeita todos os colaboradores em salas de videoconferência com os demais membros de uma equipe que estejam usando seu “cliente” Skype (Skype for Business) ou via browser webRTC, diretamente de seu navegador de internet. Ou ainda, seus colaboradores em campo, que precisam conectar-se de seus dispositivos móveis como Android ou iOS.

Todo o projeto foi gerido por um time interno da NetGlobe, que mobilizou uma equipe de especialistas para ativarem os equipamentos de videoconferência, habilitando-os na estrutura em nuvem. Antes da implementação da solução da NetGlobe, as conferências e reuniões eram feitas via canal de voz ou com deslocamentos. Os custos de viagens não eram necessariamente excessivos, mas muitas vezes eram desnecessários. Dessa forma, as despesas, o tempo perdido em viagens e eventuais atrasos nos compromissos em razão de eventos externos durante o trajeto – os quais a companhia não pode controlar ou interferir, como o tráfego excessivo, por exemplo – foram decisivos para a Via Varejo adotar a solução.

A busca por maior produtividade nas interações dentro da companhia e a redução de despesas no deslocamento dos profissionais, foram os principais fatores para escolherem a NetGlobe Video Cloud. “Até a reunião semanal dos diretores regionais de operações, que trabalham espalhados pelo Brasil, e realizada em São Caetano do Sul presencialmente, passou a ser feita por videoconferência. Além disso, o aumento progressivo da demanda para instalação de mais salas de videoconferência, foram atendidos na totalidade pela NetGlobe”, afirma Renato Batista, presidente da NetGlobe.

As localidades envolvidas nesse projeto foram: Campinas, Jundiaí, São Caetano do Sul (SP), Rio de Janeiro, Lauro de Freitas e Duque de Caxias (RJ); Goiânia (GO); Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG); Brasília (DF); além de Camaçari (BA). A Via Varejo possui todo suporte técnico do time vNOC e a gestão completa do ambiente, incluindo um técnico residente na sede. Ao todo, são 21 equipamentos de videocolaboração contratados no modelo outsourcing, e já incluindo o acesso ao serviço da NetGlobe de multiponto ilimitado na nuvem e acesso via web.

“Nosso compromisso e preocupação é com a satisfação do cliente, fornecendo uma solução inovadora, simples e sustentável, a fim de manter a excelência dos serviços e ser um grande parceiro na área de negócios, elevando a produção de colaboradores e fornecedores”, ressalta Renato Batista.

Por meio de pacotes de serviços modulares, a NetGlobe ajuda empresas a realizar rapidamente suas reuniões de negócios virtuais, a qualquer momento e em qualquer lugar e fornece projetos de ambientes de videocolaboração prontos, que podem ser adquiridos ou locados. A NetGlobe provê ambientes projetados com os equipamentos mais avançados do mercado, proporcionando conexões transparentes e sem interrupções.

“As empresas querem utilizar a videocolaboração, e para isso a NetGlobe montou modelos de contratação flexíveis, capazes de atender todo tipo de demanda, desde as mais simples – por meio de nuvem pública – até as de maior complexidade. Uma parcela importante das 500 maiores empresas do Brasil já utiliza a NetGlobe Video Cloud no modelo In Company, em que é adicionada ao datacenter do próprio cliente”, explica Renato Batista.

A plataforma inovou as comunicações da Via Varejo. Além de aproximar ainda mais a empresa de seu público essencial e estratégico, a solução permite integrar diversas tecnologias de acesso e dispositivos, propondo uma comunicação por vídeo sem barreiras.

A NetGlobe atua há 15 anos no Brasil e superou a marca de 200 contratos ativos em mais de 20 países, consolidando sua posição de líder em inovação em serviços profissionais de gestão, videocolaboração e telepresença.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.