Netflix lançará categoria suportada por anúncios com a Microsoft em 2023

Gigante de streaming espera que uma nova categoria de assinatura suportada por anúncios impulsione o crescimento

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9:00 am - 21 de julho de 2022
Netflix Reprodução/Thibault Penin

A Netflix perdeu quase outro milhão de assinantes durante o segundo trimestre de 2022, mas espera que o lançamento de uma nova categoria de streaming suportado por anúncios em parceria com a Microsoft no início do próximo ano possa impulsionar o crescimento.

O novo serviço de receita será lançado no início de 2023, começando em um número selecionado de regiões onde os gastos com publicidade são mais fortes. Isso se juntará ao nível básico sem anúncios existente, bem como aos planos de assinatura padrão e premium pagos.

Greg Peters, diretor de Operações da Netflix, disse a analistas durante a teleconferência de resultados da empresa nesta terça-feira (19) que “todos os anúncios veiculados em nossa oferta suportada por anúncios virão da Microsoft. Então esse é um acordo exclusivo com eles”.

Mike Proulx, diretor de Pesquisa da Forrester, vê essa reversão na hospedagem de anúncios em sua plataforma como sendo em grande parte impulsionada pela maior concorrência no mercado, já que Amazon Prime Video, Disney + e uma série de novas plataformas de streaming continuam pressionando a Netflix.

“A concorrência forçou a Netflix a reverter sua postura de longa data contra os anúncios. Quando a empresa lançar sua camada suportada por anúncios no início de 2023, ela proporcionará alívio de custos para seus usuários tolerantes a anúncios que estão sentindo o aperto de preço, além de atrair novos usuários conscientes dos preços que relutam em pagar um preço premium”, disse Proulx.

Perdas de assinantes menores do que o esperado

A Netflix ainda perdeu 970.000 assinantes durante o trimestre, o que foi menor do que as perdas de 2 milhões que a plataforma de streaming disse que esperava no último trimestre. Ela agora tem 221 milhões de assinantes.

A empresa também registrou receita de US$ 8 bilhões no trimestre, um aumento de 9% em relação ao ano anterior, com lucro de US$ 1,6 bilhão.

Os co-CEOs Reed Hastings e Ted Sarandos destacaram, durante uma conferência com analistas, que a última temporada da série Stranger Things seria um fator importante para conter as perdas de assinantes.

Ainda assim, Hastings admitiu que foi “difícil em alguns aspectos, perder 1 milhão [de assinantes] e chamar [isso] de sucesso”.

Por que a Netflix escolheu a Microsoft?

A “capacidade técnica” da Microsoft foi identificada como um fator-chave por trás de sua seleção como parceira de tecnologia de publicidade da Netflix em plataformas alternativas, como Google Cloud ou Roku.

“Esta é uma oportunidade de trabalharmos juntos para colaborar e evoluir tanto a capacidade técnica quanto a experiência e a abordagem de entrada no mercado”, disse Peters.

Peters também procurou esclarecer que esse acordo com a Microsoft não afetará o relacionamento de longa data da Netflix com a Amazon Web Services.

“Não mudamos nosso foco na AWS como essencialmente nosso parceiro de infraestrutura em nuvem”, disse ele. “Isto não impede nada assim. Mas você deve pensar que isso se trata de um ótimo acordo de parceria de anúncios no final do dia”.

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