Netflix cria fundo de R$ 5 milhões para ajudar audiovisual no Brasil

Administrado pelo Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB), fundo oferecerá auxílio emergencial para até 5 mil profissionais do setor

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8:00 am - 21 de abril de 2020

Na semana passada, a Netflix e o Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB) anunciaram a criação do Fundo Emergencial de Apoio à Comunidade Criativa Brasileira, que reunirá a quantia de R$ 5 milhões a ser distribuída para profissionais do setor. 

De acordo com a mensagem publicada, o ICAB será o gestor do fundo, que contemplará profissionais como produtores, assistentes, coordenadores, técnicos e operadores de diferentes departamentos de produção como câmera, áudio, arte, maquiagem, figurino, cenografia, logística, entre outros. 

“O Instituto, que traz em seu DNA a preocupação com o bem-estar dos profissionais, não podia deixar de agir no momento em que essas pessoas mais precisam, por isso estamos muito felizes com esta parceria com a Netflix. Também queremos convocar outros membros da indústria audiovisual para contribuir e aumentar os recursos que visam exclusivamente apoiar aqueles que são uma parte fundamental da produção audiovisual brasileira”, disse o diretor-executivo do ICAB, Mauro Garcia. 

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Para se candidatar a receber o benefício, que será um depósito único de R$ 1.045 -, os profissionais precisam acessar o site do ICAB a partir de 28 de abril. Um comitê analisará todas as solicitações e responderá os candidatos em até 10 dias. 

O valor corresponde ao total de US$ 15 milhões que a empresa disponibilizou para auxiliar organizações sem fins lucrativos que apoiam profissionais do setor.

No total, a empresa reservou US$ 100 milhões, mas restante será utilizado para dar suporte aos profissionais que trabalhavam nas produções originais da companhia, suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus  (Covid-19). 

“Estamos gratos em trabalhar com o ICAB para apoiar aqueles trabalhadores da produção de filme e televisão que foram os mais atingidos no Brasil. A comunidade criativa brasileira sempre recebeu muito bem a Netflix e agora queremos fazer nossa parte para ajudar quem precisa de apoio neste momento sem precedentes que vivemos”, disse o vice-presidente de produções originais para América Latina, Francisco Ramos. 

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