Netflix acredita que usuários não serão impactados por bloqueio de VPNs

Author Photo
5:05 pm - 21 de janeiro de 2016
Netflix acredita que usuários não serão impactados por bloqueio de VPNs

Recentemente o Netflix afirmou que tomaria as medidas necessárias para bloquear acesso a conteúdos por meio de VPNs, para poder acessar catálogos de outros países no serviço de streaming. Isso poderia causar uma saída em massa de clientes que não teriam mais acesso a séries que não estão disponíveis e licenciadas para seus países – mas isso parece não preocupar o CEO da empresa, Reed Hasting.

Em janeiro, o executivo afirmou não acreditar que qualquer um de seus mais de 75 milhões de usuários sofrerão qualquer impacto. “Sempre bloqueamos o uso de proxy em uma blacklist. Agora, expandimos e melhoramos essa lista, então eu não creio que veremos qualquer grande mudança”, afirmou. Vale lembrar que a empresa liberou seu serviço para 130 países no começo do ano.

Hastings também considerou razoável a demanda de detentores de direitos autorais por “restrições mais duras sobre o acesso baseado em VPN”, mas o executivo afirmou que a empresa tem trabalhado para liberar exibições igualmente, garantindo licenças globais pelo conteúdo em seu serviço.

O outro lado da moeda
Apesar do bloqueio ampliado, fornecedoras de serviços de VPN afirmaram que tentarão driblá-lo. “Se descobrirmos que nossos endereços IP começaram a ser bloqueados, migraremos para novos endereços, conforme necessário”, afirmou um executivo do SlickVPN, Greg Lyda, em entrevista ao site TorrentFreak.

Ben Van der Pelt, do fornecedor TorGuard disse estar “monitorando a situação de perto” e que estão trabalhando para implementar “novas medidas que podem ignorar qualquer bloqueio IP proposto em nossa rede”, afirmou também ao site de torrent.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.