Mais lidas
1

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização

2

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs

3

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CW estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  ComputerWorld

Natura, GOL e Bradesco: o segredo das empresas que mais inovam no Brasil

Durante IT Forum X, diretores de tecnologia e inovação das companhias destacaram as estratégias e desafios para se manterem relevantes e competitivos

Carla Matsu
07:10 am - 17 de outubro de 2019
Divulgação

Em tempos onde o consumidor exige das companhias conectividade, agilidade e, ao mesmo tempo, personalização no atendimento, como grandes empresas equacionam tais medidas para se manterem relevantes em meio à competição que já nasce digital? Não há uma resposta simples, tampouco uma receita exata a seguir, mas grandes companhias e seus líderes em tecnologia têm buscado inovar em diferentes frentes e processos. É o caso de Walkiria Marchetti, diretora de TI do Bradesco, Paulo Palaia, CIO da GOL e Luciano Abrantes, Head de Digital Innovation da Natura, que participaram do painel “Qual é o segredo das empresas que mais inovam no Brasil”, durante o primeiro dia do IT Forum X, evento realizado pela IT Mídia e que acontece nesta semana, em São Paulo. A conversa foi mediada por Norberto Tomasini, sócio da PwC. As três companhias foram, inclusive, vencedoras, em suas verticais, do prêmio “100+ Inovadoras no uso de TI” deste ano.

Na visão de Palaia, o maior desafio no processo de inovação é a mudança do pensamento dentro de uma organização, ainda mais em um setor tradicional e pouco avesso ao risco como o de aviação. “Na aviação, apenas o perfeito é aceitável”, compara o executivo. “Neste setor é bastante desafiador o processo de convencimento”, diz ele em relação a mudança de pensamento tanto das equipes como do conselho. “Mas claro, não estamos inovando modelos para pousar um avião no aeroporto, mas sim buscando a inovação para a melhoria na experiência digital dos nossos clientes”, conta. Entre as inovações mais recentes da GOL está o check-in por reconhecimento facial no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. O sistema identifica os clientes no portão de embarque pelo reconhecimento facial, diminuindo filas e o tempo das aeronaves em solo.

“Desde 2001, a GOL tem buscado democratizar o transporte aéreo. Fomos os primeiros a fazer o check-in por totens, o check-in por celular, por reconhecimento facial. Uma série de coisas para aprimorar a experiência do cliente e, claro, reduzir custos”, destaca Palaia. O executivo lembra que empresas do setor aéreo, assim como outras do setor de transporte e logística, estão sujeitas a questões macroeconômicas, como elevação no preço do petróleo, e questões políticas que podem afetar o dólar, por exemplo. “Tudo isso impacta e para uma companhia aérea ser viável no Brasil, só através de inovação”.

Walkiria, diretora de TI do Bradesco, chama atenção para a velocidade que as mudanças no comportamento do consumidor têm causado em termos de expectativas do próprio cliente. Ainda mais no caso dos bancos, que têm sido pressionados nos últimos anos pela competição das fintechs que, no Brasil, têm visto um terreno fértil. “Entendendo esta transformação, começamos a estruturar um processo de inovação”, conta Walkiria lembrando de uma trajetória que se iniciou em 2015 no Bradesco com a criação de um comitê dedicado à inovação. Na prática, o Bradesco buscou estruturar as equipes com metodologias ágeis, com Design Thinking e projetos liderados pelas áreas de negócio da companhia. Mas, segundo a executiva, a grande sacada do Bradesco foi mirar a inovação da “porta para fora”. “Teve um momento de virada que entendemos que a estrutura de inovação deveria ser aberta”, destaca. “Empresas com mais de 50 anos já têm esses processos internos de inovação, mas chega o momento de ir para fora. Trabalhamos de forma colaborativa e não competitiva com fintechs e isso faz parte do dia a dia da empresa”, conta mencionando o InovaBra Habitat, espaço de co-inovação do Bradesco onde já passaram mais de 190 startups que encontram proximidade para firmar negócios com outros parceiros do banco.

O Bradesco também foi pioneiro ao lançar em 2016 a assistente virtual BIA, recorrendo à inteligência cognitiva do IBM Watson para agilizar o atendimento ao cliente. A BIA é capaz de esclarecer dúvidas sobre produtos e serviços via App Bradesco, App next, Google Assistente, WhatsApp e, mais recentemente, pela Alexa, da Amazon. Esse tipo de transversalidade – entregue em uma série de plataformas – é também uma forma, segundo Walkiria, do Bradesco se adiantar a um consumidor que não é mais fiel a um só canal ou aplicativo. “É o que a gente tem de futuro. Tornar mais simples e inclusivo os serviços bancários. A voz será a próxima interface, vamos chegar ao dia que não teremos mais um app e o celular vai ser apenas o device para acessar um produto. E este momento já estamos percebendo”, antecipa a executiva.

Já a Natura, que nasceu como uma empresa de venda de cosméticos, se tornou nos últimos anos um grande centro de inovação e tecnologia para dar conta da dimensão que atingiu. Afinal, em um passado recente adquiriu a inglesa The Body Shop e a então concorrente Avon. Luciano Abrantes, Head de Digital Innovation da Natura, lembra que nos últimos cinco anos a companhia vem passando por projetos de transformação digital para dar mais agilidade aos negócios e atender melhor os clientes nas duas pontas: tanto o consumidor final quanto as consultoras. Há projetos que vão desde oferecer contas digitais para as consultoras a experimentações em Blockchain. Mas, segundo Abrantes, para além das tecnologias emergentes que brilham aos olhos pelo potencial que reservam, o essencial na inovação é que ela “faça sentido”. Para ele, é preciso ter “propósito na inovação”.

“Por um tempo, fazíamos inovação por inovação. Novas tecnologias nos fizeram a criar produtos que não tinha nenhum impacto nas consultoras e ficávamos frustrados, porque era tão legal, mas não fazia sentido. E descobrimos que a tecnologia precisava desse propósito e foi quando decidimos dar mais foco na experiência, no design. Começamos a levar mais inovação para a experiência. Isso nos dá muito mais impacto, faz com que a gente discuta inovação de forma mais transversal para ter todo tipo de inovação, que seja conectada com toda a e que faça sentido”.

Tags:
Bradesco
Gol
IT Forum X
Natura
negócios
Em alta

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização
Em alta

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs
Em alta

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados