Categories: Notícias

Nasdaq testa bitcoin em suas operações

De olho no futuro e com o objetivo de transformar a negociação de ações, a Nasdaq, de Nova Iorque, está testando o uso da tecnologia por trás da moeda digital bitcoin, segundo o jornal The Wall Strett Journal.

Caso o experimento seja bem-sucedido, a intenção da Nasdaq é batizar a tecnologia de blockchain. Para Robert Greifeld, diretor-presidente da Nasdaq, a moeda é uma evolução natural para administrar títulos físicos e tem potencial de beneficiar todo o mercado de capitais.

O projeto-piloto será colocado em prática no Nasdaq Private Market, mercado em formação lançando em janeiro de 2014 para lidar com negociações prévias à abertura de capital de empresas, entre outras companhias de capital fechado, que já conta com 75 companhias privadas.

Geralmente, a negociação de vendas e transferências de ações em empresas de capital fechado é realizada principalmente por meio sistemas informais, como planilhas. A ideia é substituir o processo pela blockchain.

No novo cenário, a moeda virtual é atualizada e verificada por uma rede global de PCs para que possa verificar sua autenticidade. Com ela, a verificação de informações não precisa ser feita por bancos.

A liquidação em tempo real tem sido um desejo dos reguladores e investidores porque reduziria o risco de descumprimento de alguma das partes e liberaria bilhões de capital que são reservados durante o período de espera.
Especialistas alertam, no entanto, que o software por trás da bitcoin não é capaz de lidar com o aumento expressivo no armazenamento de dados que o sistema de liquidação de Wall Street exige.

Além disso, os reguladores se preocupam com o status de anonimato dos chamados ‘mineiros’ do bitcoin que coletivamente administram o sistema. A preocupação gira em torno da possibilidade de existirem participantes mal-intencionados que podem dominar a rede de mineração e destruir a integridade do sistema de verificação.

Recent Posts

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

13 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

15 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

15 horas ago

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

17 horas ago

Itaú Unibanco adota solução para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…

17 horas ago

Como pedir budget de TI em empresas nacionais e globais?

Mais da metade (55%) dos líderes de TI classificam sua hierarquia na empresa como equivalente…

18 horas ago