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Não perca tempo reinventando a roda do software

Este artigo foi publicado originalmente em 21 de dezembro de 2021

Eu estava conversando com um velho amigo que estava deixando o jornalismo de tecnologia para trás por uma startup de tecnologia. Ótimo para ele! Então, eu perguntei o que ele faria lá.

“Construir um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) customizado”, ele me disse.

Então, deixei escapar a primeira pergunta que me veio à mente: “Por quê!?”

Quero dizer, vocês sabem quantos CMSs existem? Pelas minhas contas, bem mais de 100. Eles vêm em todas as variedades: open-source, proprietário e Software-as-a-Service (SaaS). E esses são apenas os que estão disponíveis publicamente. Se você contar aqueles que são personalizados, provavelmente haverá pelo menos a mesma quantidade de outros.

Isso é uma loucura. Não há razão na Terra para alguém criar outro CMS do zero. Claro, ocasionalmente, há uma mudança real, como o surgimento de CMSs “headless“, como o Strapi.

Antes que você pergunte, um CMS “headless” não vem com temas de interface web pré-construídos ou com as ferramentas para criá-los. Em vez disso, ao contrário dos CMSs convencionais, eles não se preocupam com o front-end do seu site. Em vez disso, eles se concentram no repositório de conteúdo de back-end, que é usado para armazenar e entregar conteúdo estruturado. Esse conteúdo é então disponibilizado para exibição por meio de uma API RESTful, normalmente usando JSON ou XML.

Entendeu? Ótimo.

Agora, talvez algumas empresas possam fazer bom uso do Strapi. (Devo mencionar que existem muitos outros, incluindo Ghost, Contentful e Prismic.) Então, você não precisa construir seu próprio CMS “headless“. Na verdade, para a maioria de nós, CMSs antigos, como WordPress, Joomla! e Drupal, funcionam bem. Oras, o WordPress executa 34% de todos os sites do mundo.

Em outras palavras, se você está construindo ou mantendo seu próprio CMS caseiro, está perdendo tempo e dinheiro valiosos.

Não são apenas CMSs, é claro. Há muitos exemplos assim. Já vi mais programas verticais domésticos ruins para setor imobiliário, pequenos bancos e varejistas do que jamais gostaria de ver. Quer dizer, acho que o único programa imobiliário personalizado que vi rodando em um Amiga 1000 de 1985 foi legal. Mas vamos cair na real: mais cedo ou mais tarde, aquele hardware de 36 anos vai morrer.

Agora, se o seu negócio envolve a produção de software vertical, bom para você. Continue. Sempre haverá espaço para revendedores de valor agregado (VARs) ou integradores de software. Mas se o seu negócio é colocar palavras e imagens na frente das pessoas, administrar propriedades ou vender coisas chamativas, você não precisa ser um desenvolvedor de software também.

O empresário Marc Andreessen estava certo quando explicou no artigo Why Software Is Eating the World que as grandes empresas tinham que se tornar negócios de software. Mas não estou escrevendo para CEOs da Fortune 500, estou escrevendo para proprietários de pequenas e médias empresas. Você não contratará dezenas de programadores para aperfeiçoar o software da sua empresa. Mesmo que o fizesse, é improvável que você consiga mostrar qualquer melhoria em seus resultados, desenvolvendo seus próprios programas.

Em vez disso, você deve procurar os melhores programas que atendam às suas necessidades. Se você não puder fazer isso, converse com VARs, integradores de sistema ou provedores de serviços gerenciados (MSP). Encontrar bom hardware e programas – e fazê-los trabalhar para você – é trabalho deles, não seu.

Não pense que estou falando apenas para aqueles que não estão no negócio de tecnologia. As empresas de tecnologia cometem o mesmo tipo de erros.

Por exemplo, existem centenas de distros Linux por aí. Destes, não mais do que uma dúzia são comercialmente viáveis. Quero dizer, se você deseja construir seu próprio Linux, vá em frente. É divertido. (Sério, eu mesmo fiz.) Para alguns de nós, é divertido. Mas há uma grande lacuna entre construir software para se divertir e construir um negócio viável.

Simplesmente inventar uma ratoeira melhor é ótimo, mas se você não pode comercializar, despachar, suportar e vender essa ratoeira, você não tem um negócio. Você nem mesmo tem um plano de negócios. Você precisa de uma ótima ideia, execução e todas as outras coisas que mencionei.

Portanto, mais uma vez, e com sentimento, se atenha a sua expertise e deixe os verdadeiros profissionais de software ajudá-lo. Eles ficarão mais felizes, você será mais feliz e, ah, sim, você terá uma chance maior de ser lucrativo também.

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