Não deixe a infraestrutura de TI atrapalhar seu Carnaval. Veja dicas

O feriadão de Carnaval está muito próximo e, se você não é da folia, certamente aproveitará o tempo para desncansar. Por mais dedicado que os profissionais de TI sejam, é difícil resistir aos dias de folga. Então, antes de sair atrás do bloco ou levar as crianças ao baile infantil, confira este checklist para ajudar sua equipe a deixar toda a infraestrutura de TI funcionando perfeitamente, antes, durante e depois do feriadão. As dicas são de Vinod Mohan, gerente de marketing de produtos da SolarWinds.

1. Não deixe a rede cair

A disponibilidade de rede é sempre um ponto crítico, independente do profissional de TI estar no trabalho ou de folga. Para evitar qualquer interrupção nos dias de Carnaval, não saia do escritório sem antes:

. Certificar-se de que a conexão de backup está funcionando e que, em caso de queda de rede, ela irá funcionar normalmente.

. Avaliar os riscos com antecedência e preparar planos de recuperação para manter a continuidade dos negócios mesmo diante de uma pane.

. Preparar roteadores e firewalls secundários para serem ativados quando ocorrer falha de rede.

. Planejar com antecedência processos e desempenhos de restauração.

. Ter mecanismos automatizados que permitam enfrentar qualquer alteração de configuração de rede e que, em caso de falha, possam restaurá-la rapidamente.

. Automatizar uma cópia de segurança de configuração de rede para que o processo não seja interrompido na ausência de uma equipe de TI.

. Monitorar o rendimento de rede e a interface de tráfego quando elas estiverem tipicamente altas e implementar medidas de otimização de rede.

. Monitorar toda a infraestrutura de rede e estabelecer alertas para problemas de desempenho de rede e os desvios da linha de base, que são indicadores-chave para a detecção de tempo de inatividade.

. Implementar ferramentas e processos de recebimento de feedback sobre o desempenho da rede, mesmo quando você estiver ausente.

2. Apps, Servidores, VMs e Armazenamento

Assim como a rede, os sistemas de infraestruturas físicas e virtuais também são fundamentais para garantir a ininterrupção do negócio, por isto é importante:

. Estabelecer um monitoramento de desempenho de aplicativo para garantir o bom funcionamento de todo os aplicativos. Apps de missão crítica incluem e-mail, banco de dados, servidores de web e etc…

. Prestar atenção ao servidor sobrecarregado, tanto físico quanto virtual. Para evitar que isto aconteça, busque uma ferramenta que verifique regularmente contra as linhas de base e que preveja quando o servidor estiver com uma carga de trabalho excessiva.

. Preparar métodos de balanceamento de carga para evitar que picos de sobrecarga derrubem o servidor.

. Certifique-se de que todos os servidores e estações de trabalho do usuário final estão atualizados. A última coisa que alguém quer que aconteça quando estiver fora do escritório é uma vulnerabilidade de endpoint ou uma violação de segurança.

3. Esteja equipado para um suporte de TI remoto

Não importa como você prepara sua infraestrutura para o Carnaval, o fato é que em TI, os imprevistos sempre ocorrem. E para resolver qualquer problema enquanto estiver fora do escritório, vale a pena apostar em:

. Ferramentas para acessar remotamente sistemas de usuários finais a partir do seu smartphone ou tablet, assim você pode resolver imprevistos esteja onde você estiver.

. Implementação de um sistema de alerta central para avisar os profissionais TI na hora certa e alertá-los sobre a gravidade do problema.

Recent Posts

Humanware Journal: previsões para o mercado de tecnologia nos próximos anos

Que tal fazer um diário do futuro para que possamos revisitá-lo? Essa foi a proposta…

4 horas ago

O desafio da interseção entre IA e princípios éticos no código

Num cenário empresarial cada vez mais competitivo e tecnologicamente avançado, a adoção de uma abordagem…

4 horas ago

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

1 dia ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

1 dia ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

1 dia ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

2 dias ago