Não consegue encontrar as habilidades de TI de que precisa? Olhe sua equipe mais de perto

Seus funcionários de TI provavelmente possuem habilidades e conhecimentos que não são utilizados em suas funções atuais

Author Photo
2:00 pm - 28 de outubro de 2021
talento em ti

A guerra por talentos nas principais tecnologias de TI, como nuvem, segurança cibernética e aprendizado de máquina continua crescendo em intensidade e geografia.

A intensidade está aumentando por causa do movimento acelerado para a nuvem, as violações de segurança crescendo em frequência e magnitude, empresas lutando para adicionar funcionalidade de IA em seus sistemas e uma série de outras megatendências de TI relacionadas.

A competição geográfica se expandiu como resultado do COVID-19, forçando as empresas a serem mais abertas à contratação de funcionários remotos e permitindo que os funcionários exijam uma opção permanente de trabalho em casa. Essa moeda de dois lados permitiu que as empresas aumentassem o tamanho de seus pools de contratação e os funcionários procurassem novos empregos fora de sua localização física.

A interação desses fatores tornou mais difícil contratar e reter talentos de TI de alta qualidade. Aproveitar a combinação das habilidades e conhecimentos ocultos e transferíveis de sua equipe de TI pode reduzir drasticamente as dificuldades de contratação e retenção.

Habilidades e conhecimentos ocultos não estão realmente ocultos como o nome indica. Eles simplesmente não estão sendo usados ​​na função de trabalho atual do funcionário. Por exemplo, você pode ter um programador trabalhando em sistemas de contabilidade que tem um diploma de graduação em matemática aplicada, ou um analista de negócios que foi professor de ciências no ensino médio. Nenhum desses funcionários está escondendo sua formação em matemática ou ensino, só que ninguém no escritório sabe sobre essas habilidades porque elas não são relevantes para o trabalho atual da pessoa.

Habilidades transferíveis são aquelas que tornam mais fácil para você aprender outras habilidades. Por exemplo, aprender Python seria mais fácil para um programador Java do que para alguém sem experiência em programação. Isso ocorre porque o programador Java já tem uma compreensão dos conceitos de programação, estruturas, processamento algorítmico e teste de software – conhecimento que é transferível.

Antes de tentar contratar alguém de fora, procure internamente por funcionários existentes que tenham a experiência, conhecimento e/ou habilidade necessários, mas não os estejam usando atualmente em sua função de trabalho atual. Por exemplo, com um pouco de treinamento, o programador Java com um diploma de matemática pode facilmente crescer para uma função de cientista de dados. Essa abordagem tem vários benefícios:

  • O risco de contratação é reduzido porque essa pessoa já é conhecida como um bom funcionário.
  • O custo de treinamento de um funcionário existente para desempenhar a nova função provavelmente será menor do que o custo de contratação de um novo funcionário.
  • Em um mercado de trabalho apertado, a remuneração de um funcionário promovido a uma função de cientista de dados provavelmente será menor do que o pacote de remuneração necessário para contratar alguém que não seja seu empregador atual.
  • O moral e a lealdade da empresa em geral aumentam porque os funcionários veem a disposição da empresa em ajudar as pessoas a crescer profissionalmente.

Colocando a teoria em prática

Correlacionar habilidades e conhecimentos ocultos com empregos abertos pode parecer simples, mas requer o conhecimento de todas as habilidades e experiência profissional de seus funcionários. O programador Java com diploma de matemática provavelmente não se apresentará para se candidatar ao emprego de cientista de dados por conta própria. Isso ocorre porque o funcionário provavelmente não saberá que a posição está aberta e, se soubesse, provavelmente não se candidataria porque não se sente qualificado. Se você conhece as habilidades e conhecimentos ocultos do funcionário, pode ir até eles, oferecer o treinamento necessário e pedir que se inscrevam.

Habilidades transferíveis são ainda mais difíceis de correlacionar do que habilidades ocultas porque a conexão pode ser muito menos óbvia. Por exemplo, se você descontinuar um antigo sistema de produção de mainframe IBM executando JCL, CICS e COBOL e mudar para o Linux, poderá perder as habilidades transferíveis dentro de sua equipe de operações de mainframe. Embora a sintaxe e o conjunto de comandos sejam certamente muito diferentes, os conceitos operacionais, processos e procedimentos de escalonamento são conceitualmente os mesmos.

O exemplo de habilidades de mainframe ilustra as vantagens de identificar habilidades transferíveis e pessoas que estão dispostas a aprender a nova tecnologia:

  • É mais provável que seus funcionários de mainframe fiquem até que o mainframe seja desativado, poupando você de uma possível escassez de habilidades de mainframe antes de sua remoção.
  • Você terá uma equipe de operações experiente e leal na frente, com o entendimento, é claro, de que eles devem ganhar experiência em várias novas tecnologias.
  • Você mostra aos funcionários de TI que trabalham em outras tecnologias que podem ser eliminadas que está disposto a treiná-los novamente, e não apenas colocá-los de lado.

A TI não precisa fazer isso sozinha. Os departamentos de recursos humanos geralmente são muito capazes de criar inventários de habilidades e devem conhecer, ou já possuir, os aplicativos de software necessários para administrá-los. A combinação dos dados contidos em um sistema robusto de inventário de habilidades e algum pensamento criativo de sua parte pode criar ótimos resultados para você e oportunidades de aprimoramento de carreira para aqueles em sua equipe.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.