Na mira da transformação digital, Sicoob Cocred investe R$ 5 milhões em data center

Após implementação, companhia dobrou a capacidade de armazenamento e processamento de dados, além de ter utilizar o sistema em outras iniciativas

Author Photo
8:00 am - 12 de novembro de 2020
Server Room

Originária da cidade de Sertãozinho, no interior de São Paulo, a cooperativa Sicoob Cocred concluiu recentemente o processo de modernização de seu data center, que contou com investimentos de R$ 5 milhões e foi desenvolvido de forma a dar suporte ao uso de tecnologias disruptivas para atender aos quase 43 mil cooperados 

Anteriormente, a companhia contava com dois datacenters cuja estrutura já não atendia às necessidades de processamento e armazenamento de dados, além de questões como eficiência energética. “A capacidade de armazenamento estava baixa para atender às nossas necessidades de negócios, interferindo no trabalho interno, na performance de processamento dos dados e na velocidade de rede”, explica Ademir José Carota, superintendente administrativo da Cocred.

Planejamento  

De acordo com a companhia, a modernização começou a ser desenhada em 2018, de forma a entender quais tecnologias poderiam ser utilizadas não apenas para retomar a capacidade de suporte dos data centers, mas também prepará-los para um futuro no qual eles seriam cada vez mais demandados.  

Após o benchmark e a realização de uma auditoria para validar as soluções apresentadas, a equipe (em conjunto com a integradora LGTi) optou por  por atualizar o data center, adotando tecnologias como a hiperconvergência e segurança da Nutanix (HCI), novo sistema de Proteção de Dados (Veeam) e novo sistema de conectividade e segurança. 

As soluções (hardware e software) foram instaladas em fevereiro de 2020 e, até julho, o projeto estava implementado e as aplicações da cooperativa já tinham sido migradas para o novo ambiente hiperconvergente. 

Além de recursos de hiperconvergência, foi adquirido o software Flow, o qual é capaz de aumentar o controle e segurança de todo o ambiente Nutanix, permitindo a microssegmentação de rede, proteção essencial para uma instituição financeira. 

Segundo Carota, “o projeto do data center partiu do princípio de que a solução de hiperconvergência precisava ser modular e permitir expansão rápida e prática. Optou-se pela tecnologia da Nutanix porque ela oferece essa possibilidade. Grandes provedores a utilizam pela praticidade de expansão rápida, segura e moderna. Em termos de tecnologia Nutanix, nosso projeto é o maior do interior de São Paulo até o momento”.

Recursos e ganhos 

Como novo sistema, a Cocreed alcançou o dobro da capacidade de armazenar e processar dados de forma estável, eficiente e segura.

Uma malha de comunicação criptografada (DMVPN), contendo links redundantes, tanto na sede da cooperativa, como em cada uma das 32 agências, é responsável pelas rotas de dados até o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), em Brasília, 24 horas por dia, 365 dias por ano. 

Inaugurado durante um momento de pandemia, o novo sistema não só manteve o funcionamento dos sistemas da Cocred,  como permitiu à empresa utilizá-lo em outras ações 

O ambiente modernizado permitiu às cooperativas do sistema realizar as Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs) de forma remota pelo aplicativo Sicoob Moob. Ainda, foi iniciada a implantação do PIX, o novo sistema de pagamento, transferência e recebimento em tempo real, com o cadastro dos usuários e recebedores. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.