Multidisciplinaridade e tecnologia garantem lançamento recorde da XP Inc.

Companhia lançou Cartão XP em apenas cinco meses desde sua concepção; Novo produto amplia portfólio da XP e renova ambições para negócios e tecnologia

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7:54 pm - 22 de abril de 2021
Thiago Maffra, CEO XP Inc. Thiago Maffra, CEO XP Inc. Foto: Divulgação

Uma das últimas grandes apostas da XP Inc. não só amplia o portfólio de produtos da plataforma de investimentos e educação financeira como também promete facilitar e tornar mais acessível uma cultura de investimentos para novos clientes. Lançado em meados de 2020, o Cartão XP tem como premissa o chamado “investback”. O valor acumulado com as compras no cartão vai diretamente para um fundo da XP e pode ser reinvestido em outros fundos da companhia ou mesmo ser resgatado.

Na visão de Thiago Maffra, que recentemente foi promovido a CEO da companhia, o lançamento em tempo recorde do Cartão XP – em apenas cinco meses, da concepção ao lançamento – não teria sido possível sem um trabalho anterior que se iniciou em 2017 para transformar a XP em uma empresa de tecnologia e calcada em metodologias ágeis. “O trabalho multidisciplinar foi fundamental no projeto do cartão e não teria sido possível de outra forma”, conta Maffra que pela liderança do projeto enquanto CTO foi reconhecido pelo prêmio Executivo de TI do Ano 2021, na categoria Transformação do Negócio. Da concepção ao lançamento do cartão foram apenas cinco meses.

Atualmente, a XP conta com mais de 80 squads distribuídas nas verticais de negócio. São times formados com profissionais de tecnologia, de design, de marketing, de operações, entre outros. A autonomia dos times para pensar melhorias e inovações também é fundamental. “Todos [os times] com foco em metas de negócios e com liberdade na criação de produtos, na mudança de processos, na melhoria contínua, tendo em vista a melhor experiência do cliente e que gere impactos positivos nos resultados da corporação”, explica Maffra.

O desenvolvimento do produto também contou com um profissional dedicado que, além de ter conhecimento sobre o negócio da XP, trazia uma visão holística de como seria o ecossistema do cartão: desde a visão de negócio, passando pela experiência e indo até a operação de atendimento. Montar equipes também não é uma tarefa fácil para gestores. É preciso combinar habilidades, com visão no produto e em resultados. “Essas pessoas foram escolhidas a dedo por estarem engajadas com o nosso desafio”, revela Maffra.

Formado em Administração pelo Insper e com MBA pela Columbia University, Maffra vinha de uma carreira no mercado financeiro quando, em 2015, entrou para a XP. De analista foi promovido para assumir a transformação digital da XP e, três anos depois de assumir o cargo de CTO da XP, em março, foi anunciado como novo CEO da companhia.

Do cliente para dentro da XP

O processo de idealização do cartão, segundo a XP, foi estruturado com base nos desejos e necessidades identificados na vida financeira dos clientes e naquilo que se buscava diferenciar no mercado. “Só então desenvolvemos o MVP”, pontua o executivo.

O recurso de “investback” não se deu por acaso. Já nas primeiras pesquisas, a XP identificou que um dos principais interesses dos clientes era em um produto que aproximasse o universo do cartão ao de investimentos. A tecnologia, diz Maffra, cumpre aqui um papel importante para entregar maior valor às necessidades daqueles que utilizarão o cartão. “A tecnologia tem papel fundamental para entendermos o comportamento dos clientes com perfil mais independente, assim como traçar o perfil de cada um para que a gente possa ser mais assertivo e oferecer soluções personalizadas”, indica. “Para usar o Netflix como exemplo, queremos que o nosso cliente, quando acessar nosso portfólio de serviços, tenha uma jornada customizada, envolvendo conteúdo, oferta de produtos, recomendações e muito mais. Mas tudo isso só é possível com muito investimento em tecnologia”, exemplifica.

Tecnologia feita em casa

Nos últimos anos, a XP tem buscado transformar a companhia em uma empresa de tecnologia. Prova disso está nas crescentes contratações de talentos com especializações em Ciência de Dados, Desenvolvimento de Software e Inteligência Artificial. Em 2020, foram mais de 500 contratações de talentos em tecnologia, muitos vindos de big techs, como Facebook, Google, Amazon e Mercado Livre.

Outro passo nessa direção está no desenvolvimento de um Design System proprietário, batizado de SOMA. Com ele, busca-se acelerar a entrega de features e outras otimizações. Desenvolvido em colaboração com a área de design, tecnologia e negócios, o projeto reuniu mais de 300 profissionais envolvidos direta e indiretamente na implantação. O Cartão XP foi o primeiro produto desenvolvido com o SOMA. “Ele trouxe não só ganho de produtividade, mas também consistência visual na criação de produtos, como o cartão. A gente entende que investir em tecnologias para dentro de casa melhora a performance, traz mais autonomia e agilidade na execução dos projetos. Lá na ponta, quem ganha é o nosso cliente final”, diz Maffra.

Essa orquestração de tecnologia e negócios se alinha com as ambições que a XP tem para o futuro, buscando também diversificar também suas verticais, incluindo a previsão de serviços como conta digital e seguros. “O nosso grande desafio será fazer isso de forma diferente, por meio de uma transformação digital, em um modelo no qual produto, design, operações e tecnologia passam a estar totalmente integrados, olhando a jornada do cliente do início ao fim”, conclui Maffra.

Finalistas Executivo de TI do Ano 2021 – CIOs

Categoria: Transformação do negócio

Vencedor – Cesar Augusto dos Santos – CIO, Claro

Vencedor – Renato Blanco – CIO Cogna

Vencedor – Thiago Maffra – CTO, XP Inc

Finalista – Cláudio Salituro – Vice-presidente CAIXA

Finalista – Paulo Cesar Imelk – CIO Azul Seguros

 

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