O número de startups brasileiras que tem ao menos uma mulher como sócia alcançou 31% em 2023, segundo estudo revelado essa semana pela Liga Ventures, rede de inovação focada no ecossistema latino-americano. Mas quando se trata dos investimentos recebidos, apenas 22% das startups que receberam aportes contavam com mulheres no quadro societário – valor menor do que os 47% registrados em 2022.
Os dados são do estudo Startup Landscape: Lideranças Femininas, que busca mapear a evolução da presença de mulheres na liderança de empresas inovadoras do País. O relatório considera dados da ferramenta Startup Scanner, plataforma da Liga Ventures que identifica e acompanha dados de startups do Brasil e América Latina.
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Entre essas startups com fundadoras, 23% têm até cinco funcionários; 29% entre 6 e 15; 28% de 16 a 50; 9% de 51 a 100; e apenas 11% mais de 100 colaboradores.
“Embora os números mostrem um avanço e indiquem um aumento na presença de mulheres em cargos de liderança nessas empresas nos últimos anos, ainda há muito a ser feito para alcançarmos um equilíbrio real de representatividade”, diz Luciana Leão, VP de educação corporativa da Liga Ventures.
Para a executiva, as informações do estudo permitem entender “como podemos impulsionar mudanças significativas e criar um ambiente mais inclusivo e diversificado para as mulheres no universo das startups.”
As categorias de startups que possuem maior número de mulheres na liderança são, na ordem, fintechs, agtechs, healthtechs, edtechs e foodtechs. Cerca de 18% delas foram criadas entre 2020 e 2023.
As principais categorias de startups ativas fundadas nesse período foram agtechs (16%); fintechs (14%), beautytechs (13%), healthtechs (11%) e martechs (6%).
O estudo traz também os estados com maior distribuição de startups ativas. Em primeiro lugar do ranking está São Paulo (53%), seguido de Santa Catarina (8%), Minas Gerais (8%), Rio de Janeiro (7%), Rio Grande do Sul (7%), Paraná (6%), e Espírito Santo (3%).
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