Mulheres recebem apenas 6% dos investimentos como líderes de startups de blockchain

Segundo estudo da Bitget, número de startups de blockchain lideradas por mulheres caiu 45,2% desde o início de 2022

Author Photo
2:00 pm - 16 de janeiro de 2024
blockchain Imagem: Shutterstock

A representatividade feminina no setor de blockchain despencou no último ano, identificou um estudo da Bitget, corretora de criptomoedas e empresa de Web3. O número de startups de blockchain lideradas por mulheres caiu 45,2% desde o início de 2022. A recuperação é lenta e tímida – já que a participação de startups lideradas por mulheres saiu de 8,3%, em 2022, para 8,6% no terceiro trimestre de 2023, de acordo com o estudo.

O levantamento abrangeu um período de dois anos e baseou-se em dados qualitativos e quantitativos para avaliar a diferença de financiamento arrecadado por startups lideradas por homens e mulheres.

No geral, a captação de recursos por startups de blockchain caiu 70,1% por trimestre entre o 1º trimestre de 2022 e o 3º trimestre de 2023. Durante o período do estudo, as startups de blockchain arrecadaram US$ 27,85 bilhões, mas as startups de blockchain lideradas por mulheres garantiram apenas 6,34% do financiamento geral.

Leia mais: Cibercriminosos utilizam jogos falsos de blockchain para distribuir malware

Na avaliação da Bitget, o financiamento de startups de blockchain liderado por mulheres é influenciado pelas tendências gerais de investimento em startups, pela situação geral do mercado de criptomoedas, pelo sentimento e viés do investidor. “Esse último fator é a principal razão que explica mais o fato de 90% do financiamento ser destinado a projetos liderados por homens”, destaca o estudo.

Na avaliação da Bitget, há uma clara correlação entre o gênero do fundador e os volumes de investimento, levantando questões sobre o preconceito de gênero no mercado cripto. Para Gracy Chen, a diretora administrativa da Bitget, considerando a natureza inclusiva e global da economia baseada em blockchain, o fato de o preconceito de gênero desempenhar um papel determinante na limitação do envolvimento e das oportunidades é um fenômeno inaceitável que precisa ser abordado.

“Como líder do setor de criptomoedas, reconhecemos nossa responsabilidade de abordar verdades incômodas e catalisar mudanças significativas. As disparidades reveladas pelo nosso estudo servem como um lembrete pungente de que devemos nos esforçar proativamente para criar um ecossistema em que o talento e o potencial sejam os únicos critérios, sem preconceitos de gênero”, destaca.

Para ela, há uma grande necessidade de incubadoras capazes de estimular as startups fundadas por mulheres e promover um ambiente mais inclusivo e que incentive seu desenvolvimento.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.