Mulheres fundadoras estão em menos de 25% das empresas de TI

Entre empresas brasileiras de todos os setores, apenas 14% foram fundadas por uma única mulher, indica estudo da Cortex

Author Photo
5:10 pm - 17 de novembro de 2022
lider, liderança, feminina, mulher Imagem: Shutterstock

Um estudo feito pela Cortex com dados de mais de 7 milhões de empresas de micro, pequeno, médio e grande porte identificou que apenas 14% foram fundadas por uma única mulher e 18% têm somente mulheres como sócias. O setor de tecnologia é um dos lanternas da lista, com apenas 23,8% tendo sido fundadas por mulheres, a frente apenas de concessionárias de serviços essenciais (19,75%) e construção (21,79%).

Os números também apontam desigualdade nas empresas que têm pelo menos uma mulher no quadro societário, que são apenas 31,5%.

Foram analisados 16 setores, todos com participação majoritariamente masculina em sociedades. O estudo foi feito para lembrar o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, celebrado no sábado, 19 de novembro.

Leia também: CEO da Apple, Tim Cook quer mais mulheres na tecnologia

Para Susana Figoli, cofundadora da Geofusion, empresa de inteligência geográfica recém adquirida pela Cortex, a predominância masculina pode ser explicada por diversos fatores, inclusive questões relacionadas à educação familiar. “É algo cultural no que precisamos evoluir. No momento de escolher uma profissão, nós, mulheres, já chegamos com algumas desvantagens em função do direcionamento que recebemos de nossas famílias e educadores quando ainda crianças.”

Valéria Duarte, co-fundadora da Geofusion, enxerga a presença de mulheres em posições societárias sob as perspectivas social e de negócios: “A diversidade num quadro acionário força a empresa a olhar para a sociedade de forma mais ampla e realista. E isso não só aproxima a empresa das reais necessidades e desejos do consumidor, aumentando o valor do negócio, como também tem o poder de seguir transformando nossa sociedade para que esta seja mais inclusiva e equânime.”

Outros recortes

O setor da educação é o que apresenta melhor média nacional em relação à participação feminina nas sociedades de empresas. O segmento se destaca com uma porcentagem de 49,2% de mulheres sócias. Saúde é o segundo segmento em que as mulheres mais aparecem como sócias, com 45,8% das empresas do setor com pelo menos uma mulher no quadro societário.

Os números também apontam desigualdade nos estados do Brasil. Roraima é o que tem menos mulheres sócias de empresas, com 30,9%, seguido por Tocantins e Mato Grosso do Sul, com 31,1% e 31,5%, respectivamente.

O estado com maior participação feminina em sociedades é Sergipe, com 35%, diferença de menos de 5% entre o primeiro e o último colocados no ranking. Rio de Janeiro é o segundo estado com maior número de mulheres em sociedades de empresas, 34,8%, junto com Maranhão, com a mesma porcentagem.

Metodologia

Os números da pesquisa foram feitos com base nos dados da plataforma da Cortex, que considera empresas do Brasil a partir de 17 mil fontes locais e globais. Modelos de inteligência artificial se valem dessas informações para gerar estudos e entender dinâmicas de diferentes mercados.

Para este estudo, analisou a participação de mulheres como fundadoras e sócias de mais de 7 milhões de empresas brasileiras de porte micro, pequeno, médio e grande. O estudo não contemplou microempreendedores individuais (MEI).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.