Notícias

Mulheres são apenas 25% nos quadros societários de empresas de TI no Brasil

O Brasil atualmente conta com quase 300 mil sócios de empresas do segmento de Tecnologia da Informação, porém desse número apenas 72 mil são mulheres, representando 25% do total. Os dados foram levantados pela Cortex, especializada em Inteligência de Vendas B2B, e aponta um cenário de desigualdade de gênero entre os empreendimentos de TI no País.

Ainda seguindo esse recorte, o setor de TI está entre os mais desiguais entre 16 setores, ficando atrás, apenas, dos segmentos de Construção, Financeiro e Concessionárias de Serviços Essenciais. Todos os 16 setores analisados apresentam participação majoritariamente masculina entre os sócios.

Do Guru ao Guri: IT Forum Trancoso propõe caminhos para a Liderança Ambidestra

O levantamento também mapeou as empresas que contam com pelo menos uma mulher no quadro societário. De todas as empresas analisadas, 37,9% têm pelo menos uma mulher entre os sócios, enquanto 87,4% têm pelo menos um homem.

O segmento de Tecnologia da Informação tem 238 mil empresas ativas no Brasil. Em 2022, foram abertas 41.353 mil empresas, enquanto 15.876 foram fechadas. Dentre as cidades que mais têm empresas de TI, em primeiro lugar está São Paulo, com 66,7 mil CNPJs ativos, seguido por Rio de Janeiro, com 13 mil, e Curitiba, com 9,4 mil.

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

1 dia ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

2 dias ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

2 dias ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

2 dias ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

2 dias ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

2 dias ago