Muitas carreiras de IA podem começar com um diploma em Linguística

Mesmo sem habilidades técnicas, certas áreas de especialização são inestimáveis ​​nos campos de IA e Machine Learning

Author Photo
9:21 am - 23 de junho de 2018
NLP_209983117.jpg

Um diploma de Lingüística prepara tradicionalmente os estudantes para carreiras na academia, escrita profissional ou tradução, mas como a tecnologia continua a avançar, estes graduados estão vendo suas habilidades serem altamente demandas em projetos de Inteligência Artificial.

As empresas do mercado de IA estão se voltando para aqueles com formação em Linguística para ajudar em coisas como desenvolvimento de produtos e atendimento ao cliente, diz Caterina Balcells, diretora de Lingüística da empresa de tecnologia de pesquisa de conversação Inbenta .

“A Linguística é importante para entender melhor os usuários e como eles estão se comunicando com uma empresa. Se pudermos desenvolver uma tecnologia que usa processamento de linguagem natural (NLP, na sigla em inglês) para ajudar os clientes a encontrar o que estão procurando, isso reduz a necessidade de uma pessoa ter que desempenhar essa função, ao mesmo tempo em que melhora a satisfação do cliente”, diz Balcells.

Existem também aplicativos de reconhecimento de voz, pesquisa e tradução automática de idiomas, diz ela. E a boa notícia é que, em um campo emergente como este, não é necessário ter técnicas e / ou de experiência rígidas. Muitas vezes, essas habilidades são treinadas ou ensinadas no trabalho, diz Balcells.

“A maioria de nós tem um conhecimento lingüístico, mas temos algumas pessoas em nossas equipes de outras áreas mais técnicas. Obviamente, se você tem habilidades linguísticas e de programação, essa é uma combinação matadora, e essas habilidades técnicas são sempre bem-vindas , mas todos acabamos aprendendo muitas habilidades técnicas e de programação apenas trabalhando em equipes de desenvolvimento de software e engenharia “, diz ela.

Em termos técnicos …

Quando Aasish Pappu, agora pesquisador sênior do Yahoo, estava cursando seu Ph.D. na Carnegie Mellon, ele fez cursos de Lingüística e Machine Learning. A combinação dos dois o ajuda a desenvolver maneiras de representar a linguagem humana de uma forma que sistemas complexos de computação podem entender.

No Yahoo, Pappu trabalha em projetos como o Yahoo News Annotated Comments Corpus , que visa fomentar discussões online mais respeitosas e incentivar pesquisas lingüísticas e psicossociais adicionais em interações online, bem como desenvolver novos modelos para interação com chatbots.

Embora haja, obviamente, uma quantidade incrível de perspicácia técnica envolvida nesses projetos, há também um lugar para as habilidades de Linguística e interação humana, diz Pappu; algumas tarefas simplesmente não são adequadas para uma máquina e precisam de uma compreensão diferenciada do ser humano.

“Se queremos que os computadores atinjam o mesmo nível de habilidades para adquirir novas informações, então começamos a modelar como os humanos se comunicam, de pessoa a pessoa, e como eles adquirem novas informações e contexto apenas conversando. E assim, sem qualquer habilidade técnica, contanto que você possa trazer essa visão humana diferenciada, você pode ter sucesso “, diz Pappu.

NLP

Fala o meu idioma

Mesmo sem habilidades técnicas, certas áreas de especialização são inestimáveis ​​nos campos de IA e Machine Learning, diz Balcells, da Inbenta.

“Se você está tentando alavancar suas habilidades para conseguir um emprego neste campo, precisa saber como os idiomas funcionam, ser capaz de criar regras para identificar características de um idioma e também ter algum interesse em trabalhar com voz – neste momento , a maioria dos usuários interage com a tecnologia usando texto, mas isso está mudando, então o reconhecimento de voz é cada vez mais importante “, diz ela.

É um campo emergente e excitante e as possibilidades são incríveis, diz ela. Se você não considerou uma carreira em IA porque não achou que tivesse aptidão técnica, é hora de reconsiderar. “No meu caso, eu estudei Lingüística porque é onde minha paixão estava. Eu não tinha ideia de que haveria essa maravilhosa oportunidade na Lingüística Computacional, e eu tive que aprender muito no trabalho. Mas isso é o que faz esse campo ser tão excitante e promissor “, diz ela.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.