Mudar de área, dentro da mesma empresa, pode ser saída antes da demissão

Pesquisa mostra que parte dos gestores não pretendem demitir durante pandemia

Author Photo
5:56 pm - 02 de junho de 2020
Businessman climbing the career steps drawn on a black chalkboard

Segundo o levantamento realizado pela Fox Human Capital, feito na primeira semana de abril com 200 gestores de diversos setores, 38,7% dos entrevistados não pretendiam demitir durante a pandemia e 69% trabalhavam com o recurso de antecipar férias. Trilhar uma nova trajetória profissional, no contexto em que vivemos, dentro da empresa onde se trabalha pode ser uma alternativa para gestores não desligarem os colaboradores mas criarem a oportunidade deles mudarem de área.

A pandemia mostrou que a transformação digital não está disposta a respeitar nosso tempo. Por isso, a Gama Academy, escola de capacitação para profissionais e estudantes que desejam ingressar ou alavancar suas carreiras no mercado digital, criou uma plataforma de aprendizagem corporativa com mais 70 trilhas de cursos rápidos para as empresas treinarem e capacitarem seus times.

O grande benefício da plataforma é que ela possibilita que sejam feitos testes de conhecimentos, avaliações de skills e treinamentos dos colaboradores para possíveis mudanças de área, o que evitaria demissões no momento atual. Entre os cursos rápidos, estão temas super atuais como soft skills, tecnologia, negócios, marketing, programação, vendas, design e produto.

O CEO da Gama Academy, Guilherme Junqueira, disse que esse conceito de cursos rápidos já é bem difundido nos Estados Unidos e serve tanto para as empresas atuarem ativamente no aperfeiçoamento de seus colaboradores, como para os próprios profissionais complementarem aspectos importantes do currículo e validarem essencialmente as competências técnicas que eles precisam desenvolver em determinadas áreas. Com o novo produto a escola conecta esse conceito com uma necessidade real dentro das corporações.

“Além disso, quando você tem assuntos separados por bloco, consegue conduzir o seu próprio aprendizado, o que chamamos de aprendizagem individualizada, que é quando você mesmo vai pilotando, montando quase que um carrinho de compras de educação, fazendo a sua própria trilha de aprendizagem”, afirma Junqueira.

E completa: “então, de repente, você tem em mãos um conteúdo de marketing digital por exemplo, que vai direto ao ponto e que pode te ajudar a complementar suas habilidades, tornando-o um profissional mais completo. As aulas são extremamente interativas, com exercícios práticos e projetos para ter no seu portfólio, todas lecionadas por professores de renome no mercado, e uma das coisas mais importantes: fazendo os cursos, os profissionais terão a validação de uma empresa que certifique que eles realmente possuem aquela competência técnica, o que facilitará a contratações para projetos futuros ou uma novas vagas de trabalho.”

Para aqueles que querem conhecer mais sobre os treinamentos, basta clicar aqui.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.