Mudanças da Meta são problema para a democracia, diz novo chefe da Secom de Lula
Sidônio Palmeira, que assume Secom na próxima semana, falou sobre decisão da Meta de encerrar programa de checagem de fatos
O novo escolhido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para chefiar a Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, classificou como um “problema” para a democracia a decisão da Meta de encerrar seu programa de checagem de fatos.
Palmeira foi questionado sobre o tema por jornalistas durante o evento que marcou os dois anos dos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Em sua fala, o futuro chefe da Secom afirmou que o objetivo da nova gestão do órgão é fazer com que as comunicações do governo “cheguem até a ponta” e ressaltou que as redes sociais são fundamentais para esse processo.
Sobre a Meta, disse que a decisão de Mark Zuckerberg “já é um problema” para o objetivo do governo, mas destacou que se trata de uma questão ainda mais séria: “É um problema também para a democracia, que a gente está discutindo aqui”, afirmou.
Sidônio disse ainda que acredita que a extrema direita ressurgiu com avanço das redes sociais e que, nas plataformas, proliferam notícias falsas e discurso de ódio
Leia também: Crescimento do extremismo é culpa das redes, afirma Moraes
O publicitário assume a Secom após a saída de Paulo Pimenta, que anunciou nesta terça-feira (7) que deixa o cargo. A posse está marcada para próxima semana no Palácio do Planalto.
Zuckerberg anunciou nesta terça-feira um conjunto de mudanças na moderação de conteúdo das plataformas Facebook, Instagram e Threads, encerrando o programa criado em 2016 para conter a disseminação de desinformação.
O movimento foi um aceno claro às orientações políticas do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que criticava iniciativas de monitoramento de conteúdo em plataformas virtuais. Na guinada da Meta, Zuckerberg declarou que deseja trabalhar junto à administração de Trump para combater o que chama de “censura”.
*Com informações e Folha de S.Paulo
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!